Análise de Risco e sua Importância na Prevenção – DDS.

A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional e saná-los para que os mesmos não aconteçam.
 
Os principais métodos de análise de riscos industriais são:
 
Análise preliminar de riscos – APR;
 
Análise de falha humana;
 
Análise de falhas e efeitos e Sistema de Gestão de mudança-SGM.
 
A APR é utilizada para análise inicial, desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, tendo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação é deficiente.
 
A APR é uma técnica profunda de análise de riscos, mas geralmente precede a aplicação de outras técnicas mais detalhadas de análise (Hazop, SGM), já que seu objetivo principal é determinar os riscos e as medidas preventivas antes da fase operacional.
 
Como exemplo, podemos citar a Nr 10 - Norma Regulamentadora que trata dos serviços no SEP - Sistema elétrico de potência. É previsto a aplicação da APR, quando da execução destes serviços.
 
Os princípios e metodologias da APR consistem em proceder-se uma revisão geral dos aspectos de segurança de forma padronizada:
 
Descrevendo todos os riscos e fazendo sua caracterização;
 
A partir da descrição dos riscos são identificadas as causas (agentes) e efeitos (consequências) dos mesmos, o que permitirá a busca e elaboração de ações e medidas de prevenção ou correção das possíveis falhas detectadas;
 
A priorização das ações é determinada pela caracterização dos riscos, ou seja, quanto mais prejudicial ou maior for o risco, mais rapidamente deve ser preservada.
 
Qualquer tipo de risco no ambiente de trabalho antecipadamente deve-se realizar um estudo técnico de forma a eliminar suas fontes a fim de não prejudicar o trabalhador.
 
Fazer a medição do risco e analisar qual EPI será capaz de reduzir ou até mesmo eliminar a insalubridade e periculosidade.
 
Medidas de Controle e Prevenção.
 
A APR tem sua importância maior no que se refere à determinação de uma série de medidas de controle e prevenção de riscos, desde o início operacional do sistema, permitindo revisões de projeto em tempo hábil, com maior segurança, além de definir responsabilidades no que se refere ao controle de riscos.
 
Revisão de problemas conhecidos;
 
Revisão da missão a que se destina;
 
Determinação dos riscos principais;
 
Determinação dos riscos iniciais e contribuintes;
 
Revisão dos meios de eliminação ou controle de riscos;
 
Analisar os métodos de restrição de danos;
 
Indicação de quem será responsável pela execução das ações corretivas e/ou preventivas.
 
A APR tem grande utilidade no seu campo de atuação, porém, como já foi colocado, necessita às vezes de ser complementada por técnicas mais detalhadas e apuradas. Em sistemas que sejam já bastante conhecidos, cuja experiência acumulada conduz a um grande número de informações sobre riscos, esta técnica pode ser utilizada de modo auxiliar.
 
Análise de falha humana.
 
Segundo os especialistas pelo menos 70% dos acidentes são causados por falha humana, embora pareça que o ser humano seja o culpado por toda a falha, já que foi o último envolvido na ação, esta falha começa mesmo no projeto de construção de um sistema tecnológico. O problema é que estas falhas de projeto e construção são numerosas e geralmente erroneamente entendidas como falhas do usuário.
 
Os riscos sempre terá um fator humano. Ademais, podem ser entendida, avaliada e quantificada aplicando-se técnicas da Análise de Confiabilidade Humana, que é definida como a probabilidade de que um conjunto de ações humanas sejam executadas com sucesso num tempo estabelecido ou numa determinada oportunidade.
 
 
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.
 

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.