Técnico em segurança, você sabe que querem terceirizar sua profissão?
A terceirização de serviços nada mais é do que um processo no qual uma empresa contrata outra para prestar determinadas atividades específicas, sem ser responsável pelo pagamento dos funcionários e se responsabilizar pelos direitos trabalhistas.
Assim, a empresa contratante apenas deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por seus empregados, sendo elas transferidas para a empresa contratada e você passa a ser bucha.
Será essa a melhor mineira de aprimorar as práticas de segurança dentro das empresas ou estão querendo modificar a NR 04 para favorecer grupos com ênfase à terceirização do SESMT.
Eu particularmente sou contra a terceirização, já trabalhei muitos anos nessa forma de contrato e posso garantir existir completa falta de segurança para o profissional, muitos administradores enxergam a terceirização apenas uma oportunidade de reduzir custos, conseguintemente a baixa qualidade dos serviços prestados, supressão de direito das mesmas vantagens oferecido aos empregado próprios, etc., enquanto se desenrolam movimentos para que outras profissões também adentrem a nossa área, os Técnicos em Segurança do Trabalho não estão nem aí para o problema. Depois não falem que não alertei a classe.
Agora vejam a jogada, é muita burocracia, mas para atender a alguns grupos profissionais em detrimento de outros, várias classes se mobilizam junto as instituições de ensino, no Legislativo e no MTE SSMT objetivando a nova redação da NR 04 e os técnicos de segurança do trabalho continuam até hoje vendo a banda passar.
Reflitam, se outras profissões que já possuem conselho de classe evoluem em suas conquistas e nós não, se eles se mobilizam e nós não, se eles buscam seus interesses e nós não, então devemos estar preocupados com a fragilização ainda maior da profissão de Técnico em Segurança do Trabalho em curto ou médio prazo.
Este é um alerta deste Blog a todos os órgãos interessados na defesa da profissão de Técnico em Segurança do trabalho, única profissão criada por lei e de interesse nacional.
Acorda pião!
Marcio Santiago Vaitsman
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.