Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

7 de junho de 2011

RISCOS AMBIENTAIS - NR09 (ISO 14001- BS 8800 - PPRA) - DDS.

Para que possamos entender o que é risco ambiental, devemos definir inicialmente o que é meio ambiente.

MEIO AMBIENTE:

É a circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.

PERIGO:

É uma fonte ou uma situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente ou uma combinação destes.  

RISCO:

É a combinação da probabilidade de freqüência e da gravidade de um determinado evento.

 

RISCOS AMBIENTAIS:

São os que decorrem das condições precárias, inerente ao ambiente ou ao próprio processo operacional das diversas atividades profissionais. São portanto, as condições inseguras do trabalho, capazes de afetar a saúde, a segurança e o bem estar do trabalhador.

 

PRINCIPAIS TIPOS DE RISCOS AMBIENTAIS:

 

Risco físico - Ruídos, vibrações, radiações, pressões anormais, frio, Calor, umidade;

Risco químico - Gases, vapores, ácidos diversos, soda cáustica, resíduo de baterias (ácido sulfúrico), venenos (inseticidas) ou substâncias compostas;

Risco biológico - Vírus, bactérias, parasitas, fungos, bacilos, protozoários, etc.

Risco ergométrico - Posição errada de trabalhar, andar, sentar, etc.

Riscos de acidentes – condições e atos inseguros.


Mapa de Risco é uma representação gráfica do conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores, esse mapeamento é feito através do levantamento de aspectos e impactos, onde um quadro com o desenho da área, identifica equipamentos, o tipo de risco e o número de pessoas que exercem atividades naquele local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.