RISCOS AMBIENTAIS - NR09 (ISO 14001- BS 8800 - PPRA) - DDS.
Para que possamos entender o que é risco ambiental, devemos definir inicialmente o que é meio ambiente.
MEIO AMBIENTE:
É a circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.
PERIGO:
É uma fonte ou uma situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente ou uma combinação destes.
RISCO:
É a combinação da probabilidade de freqüência e da gravidade de um determinado evento.
RISCOS AMBIENTAIS:
São os que decorrem das condições precárias, inerente ao ambiente ou ao próprio processo operacional das diversas atividades profissionais. São portanto, as condições inseguras do trabalho, capazes de afetar a saúde, a segurança e o bem estar do trabalhador.
PRINCIPAIS TIPOS DE RISCOS AMBIENTAIS:
Risco físico - Ruídos, vibrações, radiações, pressões anormais, frio, Calor, umidade;
Risco químico - Gases, vapores, ácidos diversos, soda cáustica, resíduo de baterias (ácido sulfúrico), venenos (inseticidas) ou substâncias compostas;
Risco biológico - Vírus, bactérias, parasitas, fungos, bacilos, protozoários, etc.
Risco ergométrico - Posição errada de trabalhar, andar, sentar, etc.
Riscos de acidentes – condições e atos inseguros.
Mapa de Risco é uma representação gráfica do conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores, esse mapeamento é feito através do levantamento de aspectos e impactos, onde um quadro com o desenho da área, identifica equipamentos, o tipo de risco e o número de pessoas que exercem atividades naquele local.
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.