PROTEÇÃO DOS OLHOS – DDS.


Você sabia que 80% do que está a nossa volta é percebido pelo sentido da visão?


Pois é, pesquisas internacionais apontam, se perdermos a visão deixamos de perceber cerca de 80% do que está a nossa volta. Hoje 20,5% dos acidentes que ocorrem com equipes de manutenção envolvem lesões nos olhos.


Atualmente têm ocorrido lesões simples, mas se ocorrer uma perda de visão o quê faremos, alguém já pensou nisso?


Você conhece algum deficiente visual (cego) que trabalhe numa planta petroquímica ?


Cuidar da qualidade de vida no trabalho, preservando a segurança e a saúde é nossa responsabilidade, no entanto, o quê tem feito para preservar a qualidade da nossa visão?


Participar do Programa de Saúde prestando os exames solicitados e das Campanhas de Prevenção de Acidentes promovidas pela Segurança já é um grande passo, por isso, não se mantenha indiferente, participe desses Programas, pergunte, questione, tire suas dúvidas e, acima de tudo respeite as normas e procedimentos de segurança.


Nas nossas tarefas diárias podemos ter os olhos atingidos por: fagulhas, rebarbas, poeiras, fuligens, respingos químicos e radiações luminosas intensas (raios luminosos de solda e oxicorte).


Para protegermos contra esses riscos, contamos com normas e procedimentos de segurança e Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual os quais podemos destacar:


Protetores contra radiação luminosa;


Protetores contra partículas multidirecionais (fagulhas e rebarbas);


Protetor Facial;


Óculos de proteção contra impacto;


Óculos de proteção contra respingos;


Óculos com lentes escuras para radiações luminosas.

Como vimos, há uma série de recursos para prevenirmos lesões nos olhos, basta praticarmos as orientações de segurança adotadas pela Segurança.


É nossa responsabilidade, todos os dias planejarmos as nossas atividades e praticarmos as orientações de segurança para cada tarefa.


Veja a vida com bons olhos, cuide deles hoje para não sofrer amanhã!



“Prevencionista, não fique de espectador, participe, faça diferença e compartilhe esse blog com seus amigos, e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS