Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

12 de outubro de 2015

Arrumação, limpeza e ordenação são bons hábitos - DDS.


Objetivo desta postagem: Ressaltar a importância de manter o local de trabalho limpo e organizado.
 
Todo local de trabalho e toda casa precisam, de tempos em tempos, passar por uma faxina geral.
 
Quando se trata de trabalhar com segurança, o que vale é fazer uma rotina da arrumação e da limpeza.
 
Todos aqui na empresa já deve ter ouvido falar dos 5S e seu significado: senso de arrumação, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de asseio e senso de disciplina. Significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem papel, sem óleo derramado, graxas nas paredes, e assim por diante.
 
Resumindo: se depois de cada tarefa, recolhermos e limparmos tudo, teremos cumprido nossa meta de forma segura.
 
Mas o que é afinal: “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e disciplina?
 
Vamos à prática: Empilhar o material corretamente, guardar as máquinas de pequeno porte no seu devido lugar, colocar chaves e ferramentas limpas e acomodadas no lugar certo.
 
Cada um deve fazer a sua parte, a saber: Manter pisos, corredores e áreas de trabalho livres de itens desnecessários, delimitar os locais com faixas e cones;
 
Confinar resíduos em locais apropriados;
 
Guardar todos os equipamentos de proteção individual em locais adequados.
 
Que bagunça!
 
O bom resultado da arrumação e da limpeza vem de um esforço diário. Se cada empregado arrumar pelo menos suas coisas todos os dias, o resultado será surpreendente. A hora de fazer a limpeza é toda hora.
 
Sem essa de achar que limpeza não faz parte de sua responsabilidade, se uma tarefa provoca muita desordem, procure ir organizando as coisas ao mesmo tempo em que a realiza.
 
Por exemplo: o lixo gerado nas atividades deve ser recolhido e disposto adequadamente e de forma seletiva. Essa é uma medida importante para a segurança e para o meio ambiente.
 
Se houver vazamento de óleo no chão, cubra-o com material absorvente e disponha o resíduo adequadamente. Esses são apenas exemplos de atitudes fáceis que podemos tomar para “fazer a nossa parte”.
 
Arrumação, limpeza e ordenação são bons hábitos. Devemos sempre ressaltar a importância de manter o local de trabalho limpo e organizado.
 
"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.