SABEMOS REALMENTE ENSINAR?
A cada dia que passa, confirmo o óbvio, que a solução da Segurança do Trabalho depende diretamente de educação.
Mas quando se fala em educação, vem logo à mente encher o trabalhador de treinamentos, mas não é bem esse tipo de educação que tenho em mente (não que essa não seja importante), mas o que na verdade sinto falta é referente ao conhecimento necessário para os instrutores.
Como assim, professor, o senhor está dizendo que nós estamos ensinando errado?
É triste aceitar, mas é por aí. Deixa eu explicar melhor.
Pense bem, uma coisa é saber um determinado assunto e outra bem diferente é saber transmitir este assunto.
A maioria dos profissionais de segurança do trabalho não tem uma formação adequada sobre como deve ensinar, “aprende” a ensinar ensinando.
Mas como em toda área, é necessário saber utilizar a metodologia correta, e para ensinar não é diferente.
Professor, mas já tenho que aprender um monte de norma e agora o senhor quer que eu passe a estudar educação?
Correto, meu filho, saber todas as NRs, Ergonomia, Higiene Ocupacional e tudo mais é necessário, mas o profissional de segurança tem como um item essencial de sua formação ser um orientador, um formador de opinião.
Para isto não basta colocar os trabalhadores na sala e esperar que entre bocejos, cochilos e sangue jorrando na tela eles aprendam tudo sobre SST.
E tenha cuidado, saber manter a atenção do público e até conseguir interagir por meio de dinâmicas ou arrancar risos da plateia não significa que estamos ensinando.
Precisamos estabelecer formas de avaliar se o ouvinte realmente assimilou a mensagem e também se realmente estamos passando a mensagem correta.
Jornal O Segurito.
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!
Pense nisso!
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.