Arrumação, limpeza e ordenação são bons hábitos - DDS.
Objetivo desta postagem: Ressaltar a importância de manter o local de
trabalho limpo e organizado.
Todo local
de trabalho e toda casa precisam, de tempos em tempos, passar por uma faxina
geral.
Quando se
trata de trabalhar com segurança, o que vale é fazer uma rotina da arrumação e
da limpeza.
Todos aqui na empresa já deve ter ouvido falar dos 5S e seu significado: senso de
arrumação, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de asseio e senso de
disciplina. Significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem
papel, sem óleo derramado, graxas nas paredes, e assim por diante.
Resumindo: se depois de cada tarefa, recolhermos e
limparmos tudo, teremos cumprido nossa meta de forma segura.
Mas o que é
afinal: “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e disciplina?
Vamos à
prática: Empilhar o
material corretamente, guardar as máquinas de pequeno porte no seu devido
lugar, colocar chaves e ferramentas limpas e acomodadas no lugar certo.
Cada um deve
fazer a sua parte, a saber: Manter pisos, corredores e áreas de trabalho livres de itens
desnecessários, delimitar os locais com faixas e cones;
Confinar
resíduos em locais apropriados;
Guardar
todos os equipamentos de proteção individual em locais adequados.
Que bagunça!
O bom
resultado da arrumação e da limpeza vem de um esforço diário. Se cada empregado
arrumar pelo menos suas coisas todos os dias, o resultado será surpreendente. A
hora de fazer a limpeza é toda hora.
Sem essa de
achar que limpeza não faz parte de sua responsabilidade, se uma tarefa
provoca muita desordem, procure ir organizando as coisas ao mesmo tempo em que
a realiza.
Por exemplo: o lixo gerado nas atividades deve ser
recolhido e disposto adequadamente e de forma seletiva. Essa é uma medida
importante para a segurança e para o meio ambiente.
Se houver
vazamento de óleo no chão, cubra-o com material absorvente e disponha o resíduo
adequadamente. Esses são apenas exemplos de atitudes fáceis que podemos tomar
para “fazer a nossa parte”.
Arrumação,
limpeza e ordenação são bons hábitos. Devemos
sempre ressaltar a importância de manter o local de trabalho limpo e
organizado.
"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus
amigos e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.
Para
uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não
ter lutado!
Pense
nisso!
Concordo plenamente.
ResponderExcluir