Em uma palavra.
Caso tivéssemos que definir ergonomia em uma única palavra, qual seria? Pode pensar!! Eu utilizaria a palavra conforto.
Vejamos um exemplo: imagine que você trabalha em um banquinho de madeira sem encosto ou estofado, sentado durante todo o expediente. Você se sentirá confortável?
Agora imagine que a empresa comprou uma cadeira com estofamento adequado, injetado, com os ajustes necessários, encosto e apoio para braços, porém o ambiente é extremamente quente e ruidoso. Você se sentirá confortável?
No entanto, a empresa comprou um ar condicionado e resolveu o problema do ruído, mas a atividade na sua empresa é no “chicote”, com o chefe lhe pressionando direto. Você se sentirá confortável?
Concluindo, podemos perceber que para trabalhar em um posto de trabalho ergonômico seria necessário o mobiliário e ambiente adequados, além de estar me sentindo bem física e psicologicamente.
Quando você conseguir um posto de trabalho assim, pode me chamar que eu estou indo.
Infelizmente ou felizmente o ser humano é extremamente exigente e vive em contínua mudança, ou seja, o que está adequado hoje, não necessariamente me dará conforto amanhã.
Agora, caso eu pudesse utilizar mais duas palavras na definição da ergonomia, eu introduziria as palavras saúde e produtividade.
J.O Segurito.
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!
Pense nisso!
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.