Marketing Pessoal – A ameaça que você mesmo pode criar nas Redes Sociais – Reflexão.

Escrever o que se quer nas redes sociais, no Brasil, é sintoma de liberdade de expressão. E, merece um viva, esse direito tão importante. Mas, assim como na vida real, o limite para a libertinagem está débil.

Para quem se importa com a construção digna, ética e sólida de um Marketing Pessoal eficaz adotar etiqueta de convívio social é uma regra de bem viver. Muita gente, realmente, lê, assiste, vê o que está sendo enviado e liga o assunto a quem participa dele. Alguns fazem isso, inclusive, profissionalmente. Reações positivas e negativas já resultaram em diversas ações por causa de publicações feitas.

No mundo corporativo demissões, contratações, em muitas empresas passaram a serem efetivadas, também, com a avaliação de dados contidos nas páginas virtuais. Polêmicas à parte, essa é uma realidade que deve ser levada em consideração por quem pretende se destacar no mercado. Por exemplo: começar o dia, indo para o emprego, e mandar pelo celular a mensagem: “indo trabalhar com muita preguiça” é um indício para desanimar qualquer patrão, por mais bem humorado que ele seja.

Outros referenciais também preocupam quando o assunto é vida pessoal. Ser espontâneo é positivo, mas exagerar, em nada, é eficaz! Contar, em detalhes, seus problemas, suas vitórias, nas redes sociais, é no mínimo, ingênuo e desnecessário. Determinadas situações devem ser reservadas aos participantes delas ou no máximo, aos que já convivemos há anos e temos um mediano conhecimento de suas reações. Ainda assim, não há garantias.

Por ser, para a massa, um veículo novo, o aprender a usar o computador e seus universos vem junto com o próprio experimentar. E, esse, que é um dos motivos do sucesso da Internet: a facilidade do auto-aprendizado, também, provoca diversos descontentamentos. Iludidos no ‘parque de diversões eletrônico’, muitos adultos abusam de aplicativos, mensagens pré-fabricadas, reenviam fotos e tantos outros conteúdos que ao invés de promover novos relacionamentos, fecham a porta para possíveis amizades. Afinal, ninguém quer conviver com quem não tem idéia própria.

As fotos merecem atenção, do mesmo modo. Você pode estar se perguntando: “eu tenho que pensar em tudo antes de postar?”. Se você leva em consideração a promoção que isso trará a você, principalmente em longo prazo, a resposta é sim. Imagens chamam mais atenção do que a comunicação escrita e em alguns contratos firmados com redes de relacionamento quando você aceita os termos, que na maioria das vezes, ninguém lê, concorda com a política da Empresa, que em determinadas situações, mesmo depois que você deletar, ainda preservará seu conteúdo em um banco de informações.

Fazer Marketing pessoal requer uma alta dose de controle, adaptação e planejamento para encontrar a direção certa. Sem esses ingredientes você poderá se transformar num “produto” sem atrativos, perdendo o valor e servindo de referência negativa.

Lembre-se: tudo é uma questão de escolha! Mesmo que venha aquela vontade intensa de postar, decida se esse é o melhor jeito de conseguir o que você, realmente, quer. Tudo começa com uma simples pergunta: afinal o que eu, ou as outras pessoas, vão ganhar com isso? Se a resposta indicar que terá sucesso, então, faça. Na Era em que a maioria quer ser celebridade é preciso muita coragem para se assumir como um ser equilibrado.

Toda opção tem um preço.

O importante é você lucrar.

E a melhor vantagem, de todos os tempos, é ser feliz!


deviantart.com

Comentários

  1. Marcio
    as redes sociais são uma verdadeira faca de dois cortes. Tem que saber usar, tem muita coisa boa, mas também tem muita gente oportunista só esperando um momento oportuno para atacar...

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

Dicas para entrevista de emprego.

Próatividade - DDS.