Cuidado com o CTRL C + CTRL V.

Alguém teria um modelo de PPRA de Posto de Gasolina? Prontamente, um colega do grupo de discussão ou um colega mais próximo acaba enviando modelos, na boa intenção de ajudar.

Ao receber tais modelos vê seu problema resolvido, pois já se encontram ali os risco e as medidas a serem adotadas para o Posto de Gasolina, e até em um pensamento inocente, ele considera que são iguais para todos os Postos de Gasolina, além disso, pode ser também que esse nosso profissional somente tenha ido ao local para fechar o serviço com o cliente e só voltará com o documento pronto para entrega, sem efetuar nenhuma verificação e/ou avaliações.

Na errônea comparação de que aquele modelo pode ser aplicado para qualquer Posto de Gasolina, acaba esquecendo que cada estabelecimento tem sua particularidade e seus riscos, que, conforme a atividade do posto haverá semelhanças, mas diferentes condições, funções com atribuições incompatíveis com elas, associações de outros agentes e processos de trabalho, a utilização de produtos químicos diferentes, nocivos, entre tantas outras diversidades.

As conseqüências que um PPRA mal elaborado pode causar são devastadoras, pois pode ter sido deixado de ser reconhecido um risco ambiental que, provavelmente, acarretará em prejuízos futuros aos funcionários expostos, culminando em processos trabalhistas, em indenizações e, certamente, na responsabilização civil e criminal do profissional que o elaborou solidariamente com o dono da empresa ou estabelecimento que contratou o serviço.


Fonte: Descomplicando a Segurança do Trabalho – Ferramentas para o Dia a Dia – Paulo Leal - Ed.LTr


Comentários

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

Dicas para entrevista de emprego.

Próatividade - DDS.