EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL RURAL – DDS

De acordo com estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalhadores rurais sofrem mais acidentes do que trabalhadores das indústrias. O motivo principal desta triste realidade é, sem sombra de dúvidas, a falta de instrução dos trabalhadores rurais, combinada o com baixo nível de escolaridade.
 
Normalmente, os trabalhadores rurais manipulam defensivos agrícolas que podem causar sérios danos à saúde, mas, por negligência de seus patrões, estes trabalhadores não têm treinamento adequado, não conhecem o produto que estão manipulando, e tampouco sabem quais os efeitos negativos que podem ocorrer com sua saúde.
 
O fornecimento de equipamento de proteção individual básico é totalmente ignorado pela maioria dos patrões.
 
Segundo estudo da OIT, o índice de acidentes no meio rural poderia diminuir consideravelmente com o simples fornecimento de EPI básico e com a conscientização dos riscos existentes em suas atividades.
 
Estes mesmos estudos demonstram que o número de trabalhadores nas indústrias é imensamente maior que o número de trabalhadores do meio rural. Também foi salientado que o número de acidentes no meio rural é praticamente o dobro do que nas indústrias.
 
Foi ressaltando também que o baixo índice de acidentes nas indústrias está totalmente correlacionado com o fornecimento de EPI adequado, conhecimento do produto manipulado, ações preventivas e treinamento constante de seus trabalhadores.
 
Normalmente os EPI’S que faltam para a proteção dos trabalhadores no meio rural, são os mesmos dos usados pelos trabalhadores das indústrias, porém, em casos excepcionais ou negligencia patronal, ou mesmo por desconhecimento da necessidade, resistem em não usá-los quando necessário causando um risco para sua própria saúde e dos colegas e da empresa.
 
"Prevencionista, se você gostou, compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

Dicas para entrevista de emprego.

Próatividade - DDS.