Profissionais isolados da equipe ascendem menos na carreira.
Uma
das características que o mercado de trabalho hoje mais preza é a facilidade
que o profissional tem para se comunicar.
Ainda assim, profissionais que ficam isolados na equipe não são tão raros no mercado. A situação pode parecer apenas um detalhe, mas ela pode gerar danos para o profissional e para a empresa.
Ainda assim, profissionais que ficam isolados na equipe não são tão raros no mercado. A situação pode parecer apenas um detalhe, mas ela pode gerar danos para o profissional e para a empresa.
Profissionais mais introspectivos,
que preferem o trabalho individual, não veem problemas na opção de permanecer
quietos no seu canto, esse isolamento consciente, em uma equipe na qual a
interação com os colegas é essencial, não é a decisão mais acertada.
“Existem vários tipos de trabalho.
Para aqueles que são mais individualistas, o isolamento não é o problema, mas
nas posições que exigem interação, isso é grave”. A gravidade deve-se ao fato de
a comunicação ser um dos pilares do desenvolvimento profissional, “O tripé para
um bom desenvolvimento da carreira baseia-se no trabalho bem feito, na ética e
na comunicação efetiva”.
Exceto para aqueles cujo trabalho
exige certo isolamento, as consequências para os que optam por esse isolamento
e os que são isolados são graves e levam até à saída do profissional. Mas por
que isso acontece? Os motivos do isolamento, segundo os especialistas
consultados, têm diversas naturezas.
Quando parte do próprio
profissional, pode sinalizar certa insatisfação. “Muitas vezes, existe uma
diferença de valores muito grande e o profissional acaba se desencantando com o
trabalho e começa a se isolar”.
Além
da insatisfação, outras situações mais graves podem gerar o isolamento do
colaborador, como o fato de ele ser um profissional centralizador.
“Determinados comportamentos destrutivos causam o isolamento”, profissionais que competem de maneira desigual, sonegam informações e agem de modo pouco ético acabam sendo isolados pelos colegas naturalmente.
“Determinados comportamentos destrutivos causam o isolamento”, profissionais que competem de maneira desigual, sonegam informações e agem de modo pouco ético acabam sendo isolados pelos colegas naturalmente.
Outro
motivo que leva ao isolamento dos colaboradores é a desatenção dos próprios
líderes. “Muitas vezes, eles não integram aqueles que entram e, com a correria
do dia a dia, eles se esquecem de olhar para os profissionais. E, quando eles
começam a olhar, pode ser tarde demais e o profissional já está querendo sair”.
Independentemente dos motivos que
levam muitos profissionais a se isolarem, essa situação não é saudável. “As
consequências são diversas, desde a queda no rendimento e da motivação até a
depressão, dependendo do caso”, no fim, todo esse cenário culmina na saída do
profissional ou na acomodação dele a essa situação.
Os especialistas concordam que um
profissional isolado é um profissional esquecido. “Ele vai ser menos lembrado e
vai perder oportunidades” - “Você não é chamado para novos projetos, as pessoas
que estão abaixo de você hierarquicamente podem ter a impressão de que você é arrogante, você é excluído dos
círculos sociais e a sua posição no mercado fica prejudicada”.
Os riscos do isolamento podem nem
ser tão sentidos agora, porque muitas vezes os profissionais não se dão conta
disso. “Mas, na hora de mudar de posição, por exemplo, você vai perceber que o
seu networking está reduzido”.
Diante de mais desvantagens que
vantagens do isolamento, os profissionais que se encontram nessa situação
precisam repensar seu comportamento. “Se a pessoa foi isolada, aí entra o papel
do líder, que tem que conversar e trazer esse colaborador de volta para a
equipe”.
Se o problema for o próprio
profissional, ele mesmo deve perceber os prejuízos que esse isolamento pode
acarretar à sua carreira. Ainda assim, o líder pode dar uma forcinha. “O gestor
dele é quem deve tentar estimulá-lo ou mesmo dar treinamento para que ele saiba
lidar com as outras pessoas”.
No fim das contas, essas mudanças valem mais a pena que a saída de um possível
talento. “Quando isso acontece, o custo é muito maior, porque, além do
treinamento que a empresa terá de dar àquele que entrar, a empresa perde o
conhecimento que o colaborador que saiu está levando”.
O custo “de treinar o líder para desenvolver as pessoas é bem menor”.
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e
compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua
história”.
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.