Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

3 de março de 2015

Sobre Explosões – DDS.

Para que uma explosão seja deflagrada são necessários quatro elementos: fluído, oxigênio, fonte de ignição e espaço confinado.
 
O fluído é gerado a partir de um material a granel que produza nuvens explosivas de poeira de um gás inflamável ou de um produto químico volátil que gere vapores.
 
O oxigênio está prontamente disponível na maioria dos ambientes. A fonte de ignição poderá ser gerada pelo fogo, pela chama, por uma combustão espontânea, por faíscas ou por descargas eletrostáticas.
 
Espaços confinados a maioria dos riscos estão localizados neles uma vez reunidos os quatro elementos, existe a possibilidade real de ocorrer uma explosão.
 
Uma explosão pode ser caracterizada como:
 
Onda de combustão de propagação voluntária que se move a uma altíssima velocidade. A chama frontal propaga-se inicialmente a velocidades mais baixas, mas aumenta rapidamente sua velocidade após a Ignição formando uma onda de alta pressão.
 
Como regra, se um material pode queimar, sob determinadas condições eles podem e irão explodir.
 
Alumínio, produtos farmacêuticos, papel, borracha, grãos, resinas, acetona, gases liquefeitos, álcool, gasolina, nafta, querosene e lubrificantes, são apenas alguns exemplos de fluídos em que poderá ocorrer explosão durante o manuseio, no processamento, no transporte e o armazenamento.
 
Em se tratando de explosões a prevenção é o melhor, se não a única saída.
 
Como medidas aos riscos de explosão podemos destacar:
 
Treinamento e capacitação do pessoal para identificação e prevenção dos riscos de explosões;
 
Medidas administrativas e de organização do trabalho (normas, instruções e procedimentos);
 
Detectores e outros dispositivos de monitoramento permanente;
 
Projeto que contemple a supressão de explosões;
 
Organização, arrumação e limpeza.
 
Na dúvida, não tenha vergonha, procure assessoramento adequado.
 
Para evitar explosões, o método eficaz é a prevenção.
 
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.