Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

10 de abril de 2015

Movimento chama atenção para risco de acidentes de trabalho no Paraná - Este blog apoia esse movimento.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, reafirmou nesta terça-feira (7) o compromisso do Governo do Estado em apoiar o movimento Abril Verde, dedicado à promoção de ações educativas voltadas à redução do número de acidentes de trabalho. Ao longo do mês, vários eventos estão programados no Estado para lembrar a sociedade sobre a importância de se discutir melhorias visando a segurança e a saúde do trabalhador.
 
Durante encontro com os organizadores do movimento, em Curitiba, Caputo Neto destacou que o Paraná tem avançado significativamente nas políticas públicas de saúde do trabalhador, mas ainda há muito que fazer. “É preciso que todos estejam conscientes de que o trabalho é algo que dignifica e de forma alguma pode trazer prejuízos à saúde. Não vamos descansar enquanto ainda houver pessoas adoecendo ou ficando incapacitadas por conta do trabalho”, ressaltou.
 
Em 2011, após ampla discussão com os trabalhadores e representantes do segmento patronal, o Governo do Paraná lançou a política estadual de saúde do trabalhador, um documento que norteia as ações do Estado na área. “Com isso, sistematizamos as ações em diversos setores e conseguimos atuar de forma efetiva na prevenção de acidentes”, disse o secretário.Além disso, por quatro anos consecutivos, a Secretaria da Saúde promoveu ciclos de debates em 22 regiões do Estado para traçar um perfil da situação dos trabalhadores no Paraná e levantar novas propostas para atender as demandas de cada setor produtivo. As discussões auxiliaram os gestores a desenvolver ações focadas na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
 
PARCERIA – Para o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná (Sintespar), Adir de Souza, que coordena o movimento, a parceria com a Secretaria de Saúde é essencial para que as ações sejam intensificadas, principalmente no interior do Estado. “Sabemos da capilaridade da saúde e do potencial de alcance dos profissionais desta área. Por isso, contamos com o apoio do órgão na promoção de atividades que divulguem a causa”, relata.
 
De acordo com o Movimento Abril Verde, cerca de quatro mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de acidentes de trabalho. No Paraná, esse número chegou a 270 em 2013.
 
REGIONAIS – Na última semana de abril, as 22 regionais de saúde do Estado devem realizar atividades educativas junto à população para tratar sobre o tema. As ações vão desde palestras em empresas até caminhadas alusivas ao Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidentes de Trabalho, lembrado no dia 28.
 
Segundo o diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST), José Lúcio dos Santos, o objetivo é aproximar os profissionais de saúde dos trabalhadores e chamar a atenção de que alguns problemas de saúde podem estar relacionados ao trabalho. “Muitas vezes a pessoa adoece e não sabe que isso aconteceu por causa do trabalho. Isso dificulta a intervenção das autoridades competentes”.
 
Para o dia 25 de abril, o Movimento Abril Verde promoverá uma grande caminhada no centro de Curitiba para mobilizar os trabalhadores da capital.
 
No dia 28, uma ação educativa também deve acontecer na Boca Maldita, com a participação da equipe do Cest e de demais entidades vinculadas à segurança e à saúde do trabalhador.
 
Veja Mais sobre o Movimento #abrilverde:
 
 
 
“Prevencionista, se você gostou participe, este blog é seu, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.