Você sabia que a autosabotagem pode ser o motivo de estagnação na carreira . Auto Ajuda DDS - Reflexão,
A promoção não chega, o chefe não reconhece o seu trabalho, você vive com a sensação de fracasso? Muitas vezes, a explicação para todos estes problemas pode estar nas atitudes do próprio profissional, que sabota a própria carreira.
Quem se autosabota faz isso inconscientemente, sendo que, geralmente, esses boicotes são criados por conta de algumas experiências negativas que a pessoa experimentou ao longo da vida.
“Quando isso acontece, normalmente, a pessoa passou por experiências negativas durante a vida, o que faz com que ela crie falsas verdades sobre si mesma e a impede de superar eventuais fraquezas”.
Situações:
No trabalho, as situações mais comuns de autossabotagem ocorrem no que diz respeito à organização e preparação do trabalho e em questões ligadas ao reconhecimento.
No primeiro caso, geralmente a pessoa acredita que não tem capacidade para fazer determinada ação, adiando, dessa forma, as providências a serem tomadas sobre o assunto. Assim, sem preparo, ela acaba fracassando e confirmando sua própria ideia de falta de capacidade.
“Um exemplo dessa situação é quando o profissional tem dificuldades para falar em público ou defender suas ideias em uma reunião. Nesta situação, a pessoa acaba adiando a preparação para a apresentação e fazendo um trabalho ruim, ou seja, ela se autoboicota”.
Já quando o assunto é o reconhecimento do próprio trabalho, a pessoa acaba se colocando contra ela mesma, não aceitando, por exemplo, elogios vindos do chefe e atribuindo o próprio desempenho à sorte. Situações assim, podem acabar influenciando em uma promoção.
“Muitas vezes, a pessoa quer uma promoção, tem bons resultados no trabalho, mas, por algum motivo, ela acredita que não tem as competências necessárias para o cargo.
Assim, quando o chefe a elogia, por exemplo, ela se utiliza da modéstia e acaba se diminuindo”, com medo de ser chamado de pelego pelos colegas.
Como resolver?
Para resolver a situação e fazer com que as próprias atitudes deixem de atrapalhar a evolução da carreira, o profissional deve rever suas ações e tentar preencher eventuais “gaps” no seu desenvolvimento.
Além disso, o profissional deve observar se os problemas costumam se repetir nas diferentes empresas em que trabalhou, sendo que, se a resposta for positiva, deve procurar a ajuda de um coach ou terapia.
“Uma boa forma de perceber este problema é observando se os males que mais nos incomodam no ambiente de trabalho se repetem, independentemente da empresa, dos gestores ou dos colegas.
Este é um sinal de que o problema é com o profissional e ele precisa rever sua forma de agir”.
Fonte: InfoMoney.
Quem se autosabota faz isso inconscientemente, sendo que, geralmente, esses boicotes são criados por conta de algumas experiências negativas que a pessoa experimentou ao longo da vida.
“Quando isso acontece, normalmente, a pessoa passou por experiências negativas durante a vida, o que faz com que ela crie falsas verdades sobre si mesma e a impede de superar eventuais fraquezas”.
Situações:
No trabalho, as situações mais comuns de autossabotagem ocorrem no que diz respeito à organização e preparação do trabalho e em questões ligadas ao reconhecimento.
No primeiro caso, geralmente a pessoa acredita que não tem capacidade para fazer determinada ação, adiando, dessa forma, as providências a serem tomadas sobre o assunto. Assim, sem preparo, ela acaba fracassando e confirmando sua própria ideia de falta de capacidade.
“Um exemplo dessa situação é quando o profissional tem dificuldades para falar em público ou defender suas ideias em uma reunião. Nesta situação, a pessoa acaba adiando a preparação para a apresentação e fazendo um trabalho ruim, ou seja, ela se autoboicota”.
Já quando o assunto é o reconhecimento do próprio trabalho, a pessoa acaba se colocando contra ela mesma, não aceitando, por exemplo, elogios vindos do chefe e atribuindo o próprio desempenho à sorte. Situações assim, podem acabar influenciando em uma promoção.
“Muitas vezes, a pessoa quer uma promoção, tem bons resultados no trabalho, mas, por algum motivo, ela acredita que não tem as competências necessárias para o cargo.
Assim, quando o chefe a elogia, por exemplo, ela se utiliza da modéstia e acaba se diminuindo”, com medo de ser chamado de pelego pelos colegas.
Como resolver?
Para resolver a situação e fazer com que as próprias atitudes deixem de atrapalhar a evolução da carreira, o profissional deve rever suas ações e tentar preencher eventuais “gaps” no seu desenvolvimento.
Além disso, o profissional deve observar se os problemas costumam se repetir nas diferentes empresas em que trabalhou, sendo que, se a resposta for positiva, deve procurar a ajuda de um coach ou terapia.
“Uma boa forma de perceber este problema é observando se os males que mais nos incomodam no ambiente de trabalho se repetem, independentemente da empresa, dos gestores ou dos colegas.
Este é um sinal de que o problema é com o profissional e ele precisa rever sua forma de agir”.
Fonte: InfoMoney.