Seremos todos boi de piranha? Reflexão sobre a profissão de Téc. Seg. Trabalho.
Prezados prevencionistas boa tarde!
Primeiramente quero fazer uma pequena crítica para os participantes do grupo, não sei por qual motivo, pouquíssimas pessoas responderam as minhas indagações, sinceramente, trata-se de um assunto que se não tomarmos cuidado, poderemos ser incriminados assumindo erros alheios e, isso DÁ CADEIA, portanto, a reflexão é necessária no nosso meio e vou continuar insistindo nesse diálogo, sendo assim, repito a pergunta:
Será que o propósito da existência do SESMT e/ ou do SESTR é primeiramente encontrar um culpado para as negligências do mercado? SOMOS O BOI DE PIRANHA???
Será que o propósito da existência do SESMT e/ ou do SESTR é primeiramente encontrar um culpado para as negligências do mercado? SOMOS O BOI DE PIRANHA???
Lanço essa pergunta para discussão no grupo, porque, ouço sempre representantes dos empregadores dizerem que quando há um acidente com lesões ou mortes, causados por um evento não apontado pelos SESMT ou SESTR, os culpados principais são os engenheiros e técnicos de segurança do trabalho. Será??? Será que o Brasil e o mercado conseguiram encontrar o modelo ideal de culpados?
Eu particularmente discordo e quero acreditar que seja uma inversão de valores, afinal, antes de mais nada eu sou um prevencionista, mas, acho interessante e muito importante encontrarmos juntos as respostas e principalmente, difundirmos para o mercado de trabalho o verdadeiro objetivo desses Serviços Especializados.
Aguardarei as conjecturas dos colegas prevencionistas assim como dos ,
CARLOS DIAS.
Resposta do amigo James.
Um processo bem estruturado e bem conduzido de investigação e análise de um acidente jamais vai deixar espaço para uma colocação dessa ordem...
Temos ferramentas e conhecimentos suficientes para determinar, com precisão, as causas e as responsabilidades em cada acidente... empresa onde se busca atribuir "culpa" por acidentes, sem definir suas reais causas, onde se busca um "boi de piranha" para sacrificar, é empresa onde o processo acima citado falhou...
Não há áreas de sombra ou de dúvida em nossa área, quando os profissionais se empenham realmente no combate aos acidentes via eliminação de causas reais...
Boi de piranha? só o é quem quer, ou quem se permite ser feito....
George James