Vida Pessoal X Trabalho – DDS.
Hoje é muito comum vivermos em função do trabalho, no entanto, não deixa de ser preocupante quando as obrigações profissionais passam a ocupar também grande parte do tempo da nossa vida pessoal.
É importante que o profissional consiga encontrar tempo para suas rotinas normais, para compromissos com a família, amigos e outras atividades sociais, sem se preocupar com os relatórios ou a reunião da semana seguinte.
Não adianta o seu coordenador aumentar a demanda de trabalho e manter o mesmo quadro de pessoal, o profissional não conseguirá suprir com suas atividades, eles os chefes, precisam entender que isso acaba sendo prejudicial para a empresa, uma vez que uma pessoa cansada é mais suscetível a erros e falhas por entregar trabalho que não foi bem pensado ou se seja, bem elaborados
Devemos procurar de alguma forma prevenir e evitar que esses excessos ocorram, até porque hoje se fala muito sobre qualidade de vida dentro das empresas.
A sobrecarga no trabalho desarmoniza a pessoa com o ambiente de trabalho, favorece o aparecimento de sintomas e doenças, como mal-estar, problema psicológico, distúrbios do sono, dor de cabeça, disfunção digestiva, podendo evoluir para outras doenças como hipertensão, diabetes, gastrites, úlceras de estômago.
A adequação das equipes, o treinamento continuado e a melhoria do processo de trabalho são fatores fundamentais para as rotinas de trabalho não tomarem conta da vida pessoal do profissional, permitido, que as pessoas possam enfrentar com mais tranqüilidade a jornada diária de trabalho.
Conselhoeseguranca.