PROTEÇÃO DOS PULMÕES – DDS.


O aspecto mais importante a ter em conta com respeito aos pulmões é que eles evitam que qualquer substância daninha se introduza no sangue – partículas  que podem estar no ar que respiramos.
 
Os pulmões são formados por milhões de células tão pequenas. Só podem ser vistas com um microscópio muito potente. O revestimento de cada uma destas células é um filtro muito bom. Permite que o oxigênio do ar passe ao sangue. Ao mesmo tempo permite que o dióxido de carbono do sangue saia através da respiração.
 
Se o oxigênio fosse o único gás que pudesse passar através do sangue não haveria problemas. Sem dúvida uma grande quantidade de vapores e gases venenosos também pode passar ao sangue. Alguns deles são muitos perigosos e este é o motivo pelo qual em muitas circunstâncias é necessário usar máscaras contra gases apesar de que se tenham tomado outras medidas para eliminá-los do ar.
 
Também temos os pós. Sempre tem pó no ar - mesmo nos lugares mais limpos. Como resultado os pulmões se acham adaptados ao pó fluente, mas quando e se é muito espesso e muito fino, os pulmões não possuem defesa contra eles.
 
A maioria do pó que se respira é exalado. O pó fluente (solto que está no ar) que se assenta nas passagens grandes de ar elimina-se naturalmente através da tosse. É somente o pó muito leve que penetra nas células pequenas o que as tapa e pode causar problemas.
 
Assim, as operações e processo que produzem substâncias daninhas devem estar controladas por exaustores. Sem dúvida, certas operações não podem ser protegidas completamente, alguns pós e vapores ficam soltos. Uma boa ventilação soluciona o problema em muitos casos, mas quando isto não é suficiente deverão usar-se máscaras ou respiradores.
 
Provavelmente seria mais correto dizer que os respiradores e máscaras são protetores dos pulmões. O problema é que muita gente não quer usá-los. Dizem que lhes causa algum incômodo - o que não têm em conta é o “incômodo” que lhes podem causar os pulmões cheios de pó. E se este pó que se respira é venenoso, o problema pode ser muito sério.
 
O aspecto no qual queremos insistir é que se indica-lhes um protetor, deve usá-lo. Se não o fazem assim se estarão criando um problema muito sério, mais sério do que possam imaginar. As substâncias perigosas que se usam na indústria são analisadas e estudadas continuamente.
 
Quando a gerência recebe a informação do SMS de que os colaboradores precisam usar proteção contra determinadas substâncias, e imediatamente põe à disposição dos trabalhadores o equipamento correspondente, temos obrigatoriamente o dever  de usar.
 
Se a Gerência e o SMS estão preocupados com nossa saúde, não podemos de forma alguma negligenciar esse interesse da administração da empresa  em preservar a nossa saúde.
 
"Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Dicas para entrevista de emprego.

Na pratica, quais as diferenças da Segurança do Trabalho praticada no Brasil e no Resto do Mundo:

Você sabe como preencher o e-Social de forma simples.