Isso é que é qualidade de vida – dds.

Vocês não acham que esse assunto merece um enfoque mais aprofundado, pois, ele abriga muitos conceitos que na verdade pouco tem possibilidade de acesso.

A pergunta que se faz é: o que podemos considerar como qualidade de vida? Será que todos possuem o mesmo conceito sobre qualidade de vida, podemos rotulá-las como boa ou má?

Dentro da bioética, entende-se que qualidade de vida, seja algo intrínseco, onde apenas o sujeito pode fazer a devida avaliação, priorizando-se a subjetividade. Portanto, para uma maior compreensão, deve-se observar também o conceito de realidade, já que segundo Jung, o sujeito considera como realidade apenas aquilo que age sobre ele.

Embora seja um tema complexo e pouco esmiuçado, houve a difusão de várias outras terminologias correlatas, agravando ainda mais a capacidade de entendimento. Ao invés de considerar o Homem como uma unidade sócio-psicossomática, priorizando o enfoque holístico, existe uma tendência de fragmentar esse estudo.

Qualidade de vida no trabalho é uma coisa e qualidade de vida nas cidades é outra coisa (são conceitos criados), pelo fato da saúde pública necessitar de indicadores para a elaboração de suas políticas, mas que não necessariamente refletem a realidade, podendo ocorrer certas discrepâncias, como no último ranking de qualidade de vida municipal elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Foi constatado que a distribuição de renda piorou nos municípios brasileiros, mesmo assim, a qualidade de vida medida pelo Índice de Desenvolvimento Humano, indica melhora substancial.

O fato é que este índice baseia-se além da renda, na educação e expectativa de vida, ou seja, havendo um grande crescimento em um destes componentes, o índice apresenta-se como favorável no todo.

Deixando os índices à parte, cabe ressaltar que a melhoria da qualidade de vida, “aspiração básica para a humanidade”, depende de uma ação conjunta de esforços dos governantes e da comunidade, mudando paradigmas, para permitir, o que na verdade todos tenham direito a uma vida com qualidade.



 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.