CONSCIÊNCIA DE SEGURANÇA – DDS.
Revendo nossas estatísticas de acidentes, temos notado que a maioria dos acidentes ocorrido em nossa empresa não foram suficientemente estudados para que pudéssemos adotar uma postura mais rígida para evitar esses infortúnios.
Quero dizer que a espinha dorsal da Segurança do Trabalho é, e sempre será a prevenção, treinando e capacitando nossos colaboradores na forma mais segura de trabalhar.
Quando surgiu a Segurança do Trabalho no Brasil, todos os trabalhos de prevenção eram realizados, principalmente em cima dos acidentes ocorridos, ou seja, os acidentes aconteciam e depois que se traçavam as politicas para evitar a sua repetição. Trabalhávamos principalmente em cima dos efeitos, quero dizer do leite derramado.
Era um erro muito grande, pois com essa pratica muitas vidas foram ceifadas do nosso convívio, e muitos outros trabalhadores ainda se encontram deitados em seu leito, inválidos para o trabalho.
Hoje, procuramos nos antecipar aos acontecimentos, praticamos a segurança procurando identificar os problemas, observando o trabalho no dia a dia, analisando-os para que de posse desses dados, possamos propor plano de ação para evitar a ocorrência de acidentes.
Como fazer isso?
Basta praticar a Conscientização da força de trabalho através de Treinamento, agindo com maior percepção dos riscos para que os serviços sejam desenvolvidos de forma segura e eficaz.
O trabalhador conscientizado, bem treinado para a função que vai exercer já é um grande passo na procura de se evitar os infortúnios laborais.
Conscientização se faz através de Treinamento.
Vamos fazer prevenção como aprendemos nos treinamentos, e conscientizar a força de trabalho sobre os perigos de suas atividades.
Vamos fazer prevenção como aprendemos nos treinamentos, e conscientizar a força de trabalho sobre os perigos de suas atividades.
Treinamento e Capacitação da força de trabalho são fundamentais ferramentas para a redução dos infortúnios laborais.
Pense nisso!
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.
Mallu Carregosa - Aracaju/SE
ResponderExcluir