Prezados Colegas Técnicos em Segurança.
Em resposta a centenas de correios chagados em minha caixa de e-mails, esclareço aos colegas seguidores deste blog que infelizmente ainda não temos nosso “Conselho de Classe”.
O CFTST só vai se tornar realidade, quando a classe se conscientizar de que só a união faz a força.
O CFTST só vai se tornar realidade, quando a classe se conscientizar de que só a união faz a força.
A atuação profissional quando pautada na ética, salvaguarda a sociedade em seus interesses e direitos, e, como consequência, fortalece a dignidade daqueles que atuam profissionalmente harmonizando os interesses pessoais e coletivos de determinada categoria profissional.
Entendemos que o conhecimento é a melhor forma de promover a conduta ética e cidadã no exercício profissional.
O código de ética profissional é controlado por um Conselho Federal e Regional quando houver e de natureza autárquica.
Companheiros é relevante destacar que não há obrigatoriedade de criar um conselho corporativo sempre que uma profissão for regulamentada.
Quando a descentralização administrativa não se mostrar conveniente, a atividade de fiscalização do exercício de atividades profissionais pode ser exercida pela Administração direita, mais especificamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que é o caso dos Técnicos em Segurança do Trabalho.
A instituição de autarquia para tal finalidade depende da avaliação da sua efetiva necessidade em cada caso e autorizada pelo Poder Executivo.
Portanto, enquanto não for criada a Autarquia "Conselho Federal dos Técnicos em Segurança do Trabalho", não temos conselho.
Marcio Santiago Vaitsman
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.