PREPARADOS PARA SUBIR OS DEGRAUS.


Apesar de ainda não termos os profissionais de segurança do trabalho em uma posição de destaque em boa parte das empresas, ainda assim, podemos afirmar que houve uma evolução deste profissional.
 
No início éramos apenas uma obrigatoriedade legal que as empresas tinham que engolir. Professor, aqui na minha empresa continua assim!
 
É meu filho, apesar de saber que está situação ainda é uma realidade em muitas empresas, acredito que atualmente não é uma situação generalizada. Em uma segunda etapa, passamos a ser contratados para sermos um cão de guarda de EPIs (e infelizmente muitos acreditam ser esta a nossa função).
 
A visão acabou amadurecendo mais um pouco e passamos a ser vistos como os responsáveis para conseguir atender às Normas Regulamentadoras e demais legislações relacionadas.
 
Na próxima etapa, começaram a perceber que para resolver os problemas de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa não bastava apenas atender à legislação. Era necessário estabelecer procedimentos internos e boas práticas que complementassem as normas oficiais.
 
E apesar de termos empresas espalhadas pelo Brasil, em cada um das etapas apresentadas, percebo que poucas estão seria o da Segurança do Trabalho como um setor estratégico para empresa em condições de igualdade com os demais setores. Com as empresas conscientes da importância deste profissional não apenas para a saúde dos funcionários, mas para a saúde financeira da empresa. No entanto, tem um detalhe importantíssimo que é preciso destacar.
 
Hoje boa parte dos profissionais não têm as condições necessárias para ser este profissional estratégico. Não adianta a empresa como por encanto perceber a necessidade dos Prevencionistas, se boa parte destes profissionais continuam atuando apenas como inspetores de EPIs, ou decoradores de normas, sem a visão de gestores que precisam ter argumentos técnicos e financeiros para contribuir para a empresa e para manter a saúde do trabalhador.
 
Jornal o Segurito.
 
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.
 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.