CLASSIFICAÇÃO DAS VIBRAÇÕES DDS.


Vibrações de corpo inteiro - são vibrações transmitidas ao corpo com o indivíduo sentado (reclinado ou não) em pé ou deitado, normalmente ocorrem em trabalho com máquinas pesadas:
 
Tratores, empilhadeira, caminhões, ônibus, aeronaves, máquinas de terraplanagem, grandes compressores, máquinas industriais.
 
Vibrações localizadas - são vibrações que atingem certas regiões do corpo, principalmente as mãos, braços e ombros. Normalmente ocorrem em operações com ferramentas manuais vibratórias:
 
Marteletes, britadores, rebitadeiras, compactadores, politrizes, motosserras, lixadeiras, peneiras vibratórias, furadeiras.
 
Efeitos da vibração no homem:
 
Os efeitos da vibração no homem dependem, entre outros aspectos, das frequências que compõem a vibração. As baixas frequências são as mais prejudiciais – de 1 até 80-100 hz.
 
Nessas faixas de frequência ocorre a ressonância das partes do corpo humano, que pode ser considerado como um sistema mecânico complexo. Acima de 100 hz, as partes do corpo absorvem a vibração, não ocorrendo ressonância.
 
Sintomas principais relacionados com as frequências das vibrações

 

Sintomas

Frequência

Sensação geral de desconforto
4-9
Sintomas na cabeça
13-20
Maxilar
6-8
Influência na linguagem
13-20
Garganta
12-19
Dor no peito
5-7
Dor abdominal
4-10
Desejo de urinar
10-18
Aumento do tônus muscular
13-20
Influência nos movimentos respiratórios
4-8
Contrações musculares
4-9
 
Vibrações localizadas:

Os principais efeitos devido à exposição à vibração no sistema mão braço podem ser de ordem vascular, neurológica, osteoarticular e muscular.
 
Segundo Taylor e Pelmear, a evolução da doença nos seus devidos estágios em função da exposição diária, ao longo de meses, é:
 
Formigamento ou adormecimento leve e intermitente, ou ambos, são usualmente ignorados pelo paciente porque não interferem no trabalho ou em outras atividades. São os primeiros sintomas da síndrome;
 
Mais tarde, o paciente pode experimentar ataques de branqueamento de dedos, confinados primeiramente às pontas, entretanto, com a continuidade da exposição, os ataques podem se estender à base do dedo;
 
Frio frequente provoca os ataques, mas há outros fatores envolvidos com o mecanismo do disparo: a temperatura central do corpo, a taxa metabólica, o tônus vascular (especialmente pela manhã) e estado emocional;
 
Os ataques de branqueamento duram usualmente de 15 a 60 minutos, sendo que nos casos avançados pode durar 1 a 2 horas. A recuperação se inicia com um rubor, uma hipertermia reativa, usualmente vista na palma, avançando do pulso para os dedos;
 
Nos casos avançados, devidos aos repetidos ataques isquêmicos, o tato e a sensibilidade à temperatura ficam com prometidos. Há perda de destreza e a incapacidade para a realização de trabalhos finos;
 
Prosseguindo a exposição, o número de ataques de branqueamento se reduz, sendo substituído por uma aparência cianótica dos dedos;
 
Finalmente, pequenas áreas de necrose da pele aparecem na ponta dos dedos.
 
Avaliação da Exposição às vibrações transmitidas às mãos.
 
A severidade da vibração transmitida às mãos nas condições de trabalho é influenciada pelos seguintes fatores:
 
Espectro de frequências das vibrações e magnitude do sinal de vibração;
 
Duração da exposição diária e tempo total de exposição;
 
Configuração da exposição (contínua, intermitente) e método de trabalho;
 
Magnitude e direção das forças aplicadas pelo operador ao segurar a ferramenta ou peça;
 
Posicionamento das mãos, braços e corpos durante a operação;
 
Tipo e condição do equipamento, ferramenta ou peça;
 
Área e localização das partes da mão que estão expostas à vibração.
 
A severidade dos efeitos biológicos da vibração transmitida nas condições de trabalho pode ser influenciada por:
 
A direção da vibração transmitida à mão; condições climáticas; método de trabalho e a habilidade do operado; Agentes que afetam a circulação periférica (fumo, medicamento, drogas, álcool, etc.).
 
Doenças causadas pela vibração sobre a mão:
 
Alterações vasculares:
 
Resultante da constrição dos vasos (síndrome de  reynaud ou dedos brancos).
 
Alterações nos ossos e juntas:
 
Descalcificação, degeneração dos ossos carpo, metacarpo e falanges Artrose, alteração degenerativa das juntas.
 
Considerações gerais:
 
Para medir a vibração no corpo humano necessitamos conhecer a direção de atuação: x, y e z, a frequências e a intensidade do sinal de excitação. Usa-se o tempo de duração para o cálculo da dose e consequentemente o grau de exposição às vibrações indesejadas.
 
As vibrações que se transmitem ao corpo humano podem ser classificadas em dois tipos, segundo região do corpo atingida:
 
Transmitidas ao corpo inteiro:
 
São de baixas frequências e grande amplitude situa-se na faixa de 1 a 80 Hz, mais especificamente 1 a 20 Hz. Também são enquadrados como vibração no corpo inteiro os casos de enjoo que compreendem as frequências na faixa de 0,1 a 0,63 Hz. Tais vibrações são mais críticas em atividades relacionadas aos meios de transporte e são tratadas na norma ISO 2631.
 
Vibrações que atingem um segmento do corpo (localizadas):
 
São as mais estudadas, situam-se na faixa de 6,3 a 1250 Hz. Ocorre principalmente nos trabalhos de escavação, na construção de galerias, quebra de pedras e madeireiras. São relacionadas na norma ISO 5349.
 
Vibrações de corpo inteiro:
 
Efeitos em grupos expostos a condições severas:
 
Problemas na região dorsal e lombar, gastrointestinais, Sistema reprodutivo, desordens no sistema visual, problemas nos discos intervertebrais e degenerações da coluna vertebral.
 
Vibrações superiores a 10 m/s2 são preocupantes.
 
Valores da ordem de 100 m/s2 podem causar sangramento.

 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.