O que precisamos saber sobre ISSO 14001 - DDS.

O mundo está passando uma profunda  globalização, e esse momento possibilita crescimento, valorização e aperfeiçoamento de novas tecnologias com inovações no mercado global, assim sendo, para acompanhar esse desenvolvimento as empresas estão aplicando em suas unidades os preceitos da NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental.
 
Uma norma voluntária e aplicável a toda a empresa e requer que seus fornecedores sejam certificados e que todos da organização tenham o conhecimento de sua aplicação.
 
A norma traz grandes benefícios para o desempenho das empresas, possibilitando o cumprimento das legislações ambientais vigentes, principalmente se as empresa estiverem passando por um período de fiscalização e recebem notificação para corrigir uma não conformidade, essa norma é a solução, porque  traz a possibilidade do cumprimento legal desses requisitos.
 
As empresas devem  trabalhar com a educação ambiental de forma efetiva, não por imposição, mas promover a gestão de mudança em cada unidade da organização de forma consciente.
 
O fato é que todos precisam estar envolvidos, deve-se cobrar  o comprometimento de cada um em desenvolver da melhor maneira sustentável possível, pois o acompanhamento de um auditor interno, ajuda no monitoramento da execução das tarefas e na conscientização dos demais colaboradores.
 
Esse acompanhamento também possibilita os processos passarem por melhorias contínuas, ou seja, o sistema não se perpetuará a renovação, o treinamento e aperfeiçoamento dos colaboradores serão constantes. O gestor terá grande facilidade em trabalhar várias questões práticas como, meio ambiente, qualidade, saúde e segurança no trabalho.
 
É importante demonstrar ao colaborador a importância que cada um tem no processo e o comprometimento em fazer parte da melhoria contínua para crescimento da empresa, da qualidade do produto, da equipe e do seu próprio crescimento pessoal e profissional.
 
Não deixe nenhum desses itens de fora, pois o simples cafezinho tem sua parcela de contribuição no dia a dia de uma organização sadia, competente e unida.
 
O processo de auditoria interna deve ser um momento de comunicação para a correção das possíveis não conformidades, e não se transformar em uma inspeção taxativa e imposta. Ganhar a confiança dos colaboradores é fazer com que eles contribuam de forma efetiva, natural e transparente no que diz respeito as melhorias.
 
Determine a melhor maneira de articular o processo com os colaboradores e desfrute de ótimos resultados, de uma equipe unida e comprometida e a resposta de um trabalho sério, que atende a leis e normas e de uma ótima imagem no mercado globalizado.
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.
 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.