Leite x Produtos Químicos: Mito ou Solução?




Em muitos ambientes de trabalho onde há exposição a produtos químicos, ainda é comum ouvir que o leite pode ser utilizado como forma de proteção ou prevenção contra intoxicações. Mas afinal, isso é verdade ou mais um mito perigoso?

Leite como antídoto? Cuidado com essa ideia!

A prática de ingerir leite para prevenir intoxicações por agentes químicos não possui base científica. Embora em casos específicos, como ingestão acidental de substâncias cáusticas, o leite já tenha sido utilizado como medida emergencial, isso não o torna um agente preventivo eficaz contra intoxicações no cotidiano de quem lida com produtos químicos.

O leite é, sem dúvida, um alimento de alto valor nutritivo. No entanto, não deve ser encarado como solução preventiva ou curativa em situações de exposição a substâncias tóxicas.

O que fazer então?

A melhor forma de prevenção é seguir procedimentos de segurança comprovadamente eficazes, contidos nas ficha de segurança de produtos químicos (FISPQ). 

Veja algumas recomendações essenciais para quem trabalha com produtos químicos:

Conheça o produto com o qual está lidando; entenda seus riscos e leia a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ);

Em caso de dúvida, procure orientação especializada imediatamente;

Saiba quais danos o produto pode causar à sua saúde;

Esteja preparado, conheça os procedimentos de emergência em caso de acidentes;

Siga rigorosamente as normas de segurança;

Identifique corretamente todos os recipientes e nunca use apenas as tampas para isso;

Use EPIs adequados, sempre limpos e em bom estado;

Mantenha os EPIs em bom uso e conservação, e saiba como utilizá-los corretamente.

E o leite?

Sim, ele pode e deve estar presente na sua alimentação como um importante aliado nutricional. Mas não o encare como uma “barreira protetora” contra intoxicações químicas. Essa crença pode gerar uma falsa sensação de segurança e levar a comportamentos de risco.

Conclusão:

O leite não neutraliza o produto químico ingerido e, por ser rico em gordura e proteínas, vai facilitar a absorção lenta das substâncias tóxicas pelo organismo, além disso, se o produto ingerido for corrosivo, o leite vai diluir e espalhar ainda mais o agente químico, ampliando o dano.

A proteção contra produtos químicos exige informação, preparo e responsabilidade, não soluções milagrosas. A segurança no ambiente de trabalho começa com conhecimento e termina com atitudes corretas.

Lembre-se sempre que o leite é um alimento, não um antídoto e que Segurança é coisa séria. A adoção de boas práticas é o único caminho seguro e comprovado contra intoxicação.


Marcio Santiago Vaitsman



Comentários

Postagens mais visitadas

Dicas para entrevista de emprego.

DDS - bem curtinho de máxima importância “Boas Praticas”.

ALERTA IMPORTANTE AOS TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO E A CLASSE SINDICAL BRASILEIRA.