ALERTA DE SEGURANÇA – O “OSSO ASSASSINO”: VERDADE OU MITO?

 

Prezados seguidores deste blog.

A algum tempo atrás, foi publicada uma postagem neste blog sobre o titulo “alerta do osso assassino”, que, após verificação, identificamos conter informações incorretas e não confirmadas por fontes oficiais.

Esclarecemos que o conteúdo divulgado não possui comprovação técnica ou científica e não foi emitido por órgãos competentes. Trata-se de uma informação falsa (fake news) que circula há alguns anos nas redes sociais do mundo, confundindo o público e gerando preocupações indevidas.

Reconhecemos o equívoco e reforçamos nosso comprometimento com a veracidade das informações, especialmente em temas relacionados à segurança e saúde no trabalho. Nosso objetivo é sempre orientar e conscientizar com base em dados reais, legislação vigente e boas práticas profissionais.

Pedimos desculpas aos leitores pela divulgação incorreta e reafirmamos nosso compromisso com a responsabilidade na comunicação e na disseminação de conteúdo técnico confiável.

Nos últimos anos, tem circulado nas redes e até em alguns DDS um alerta sobre o chamado “Osso Assassino”, afirmando que segurar o telefone entre a cabeça e o ombro pode causar derrame cerebral ou morte.

A VERDADE:

O conteúdo tem base em uma preocupação real, mas não procede da forma como foi divulgada. Médicos realmente não recomendam apoiar o telefone entre o ombro e a cabeça, porém não há comprovação científica de que essa postura possa romper vasos sanguíneos ou causar derrame de forma direta e imediata.

O que é cientificamente comprovado é que essa postura inadequada pode causar lesões musculares e cervicais, como:

Tensões musculares no pescoço e ombros;

Compressão nervosa e dores irradiadas;

Distúrbios por esforço repetitivo (LER/DORT). Ou seja, o risco é ergonômico e postural, não neurológico ou fatal como a postagem original sugere.

ORIENTAÇÃO CORRETA:

Mesmo sendo um exagero, o alerta serve como reflexão importante sobre ergonomia;

Evite apoiar o telefone entre o ombro e a cabeça;

Utilize fone de ouvido ou viva-vos em ligações longas;

Faça pausas e alongamentos durante o trabalho;

Corrija hábitos posturais incorretos no ambiente doméstico e profissional.

CONCLUSÃO:

O chamado “osso assassino” não existe, mas, o risco ergonômico é real.

Portanto, mantenha atenção para evitar a disseminação de boatos e, principalmente, promover saúde e segurança de verdade.

Marcio Santiago Vaitsman
Adm. deste blog.

Comentários

Postagens mais visitadas

Na pratica, quais as diferenças da Segurança do Trabalho praticada no Brasil e no Resto do Mundo:

Dicas para entrevista de emprego.

Você sabe como preencher o e-Social de forma simples.