DDS - bem curtinho de máxima importância “Boas Praticas”.
Muitos ainda não sabem o significado correto, mas, “Boas práticas de segurança” são atitudes, comportamentos e procedimentos adotados no dia a dia de trabalho que ajudam a prevenir acidentes, preservar a saúde e proteger o patrimônio da empresa e dos trabalhadores.
Elas representam o jeito certo de fazer as coisas, de forma segura, organizada e responsável.
Aqui vai alguns exemplos de boas práticas de segurança:
Usar corretamente os EPI’s (óculos, luvas, protetores auriculares, capacete etc.);
Seguir normas, procedimentos operacionais mesmo em sua vacância, mas, com responsabilidade e em hipotese alguma improvisar;
Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, sem materiais espalhados;
Identificar riscos e comunicar imediatamente ao superior ou ao setor de segurança;
Isolar e sinalizar áreas de risco antes de iniciar uma atividade;
Selecionar e utilizar ferramentas e equipamentos adequados para cada tarefa;
Respeitar os limites de carga e capacidade de máquinas e estruturas;
Evitar correrias e brincadeiras nas áreas operacionais;
Cuidar dos colegas, orientando e ajudando de forma respeitosa;
Participar dos DDS, treinamentos e inspeções, dando sugestões construtivas para aprimorar a qualidade dos serviços prestados.
Por ser uma conversa rápida realizada normalmente no início do turno de trabalho, com duração media de alguns poucos minutos, objetiva orientar, conscientizar e reforçar atitudes seguras entre os trabalhadores de forma eficaz.
É também uma oportunidade para lembrar ao trabalhador de forma prática e direta, as ações que demonstram consciência, responsabilidade e cuidado com a própria vida e com a dos outros no ambiente de trabalho.
Reforçando, “Boas práticas” de segurança são todas as ações que demonstram consciência, responsabilidade e cuidado com a própria vida e com a dos outros trabalhadores no ambiente de trabalho.
Marcio Santiago Vaitsman
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.