Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

8 de junho de 2015

Exposição ao amianto - DDS.

Todos os que trabalham na construção civil ou na manutenção ou limpeza de edifícios estão potencialmente em risco de exposição ao amianto.
 
O que é o amianto?
 
Amianto é a designação corrente de um grupo de minerais.
 
As fibras de amianto são muito resistentes ao calor e foram usadas durante muitos anos em: Materiais de isolamento térmico, em pavimentos e revestimentos; têxteis, papéis e cartão à prova de fogo; discos das embreagens e calços dos travões; produtos em fibrocimento; materiais de isolamento elétrico; equipamentos de proteção individual.
 
A utilização do amianto está hoje praticamente proibida no Brasil e na União Europeia, mas há ainda muito amianto instalado, o que significa que a exposição ao amianto ainda é possível.
 
Consequências para a saúde da exposição ao amianto:
 
As fibras de amianto podem afetar gravemente a saúde quando inaladas, podendo provocar a amiantose (ou asbestose), o cancro do pulmão ou o mesotelioma.
 
Não se conhecem níveis seguros de exposição ao amianto.
 
Quanto mais exposto se estiver, maior é o risco de desenvolver uma doença relacionada com o amianto.
 
O intervalo de tempo entre a exposição ao amianto e os primeiros sintomas de doença pode chegar a 30 anos (período de caracterização da doença). São hoje visíveis os efeitos da exposição ocorrida no passado.
 
Por exemplo:
 
Na Grã-Bretanha, morrem por ano cerca de 3 mil pessoas vítimas de doenças causadas por exposição ao amianto, destas 3 mil pessoas, 25% trabalharam nos sectores da construção civil ou da manutenção de edifícios.
 
Informação fundamental:
 
Se trabalhar nos setores da construção civil ou da manutenção ou limpeza de edifícios, pode estar em risco de exposição ao amianto.
 
Os locais onde habitualmente se encontra amianto são, normalmente:
 
Revestimentos e tintas texturados; pavimentos de linóleo; caldeiras com isolamento térmico; isolamento na estrutura metálica dos edifícios; ; tetos (corta-fogos nos vãos dos tetos); placas dos tetos; portas; isolamento térmico dos tubos, telhados; fachadas dos edifícios, incluindo caleiras, sofitos e revestimentos; rebordos e anilhas, que também podem ser forradas ou seladas com amianto; molduras das janelas, , etc.
 
 
"Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.