RUÍDO EM CALL CENTERS - DDS.
O
setor de tele serviços tem crescido, em média, 10% ao ano, atualmente as
empresas de Call Center já empregam mais de um milhão de pessoas em todo o
país. Cerca de 40% desses cargos são ocupados por jovens em seu primeiro
emprego, na maioria dos casos de 6 horas por dia,durante a realização de seu
estudo nas universidades ou no segundo grau.
Existe
legislação trabalhista através da portaria 3124/1978 do M. T. E. que limita a
exposição ao ruído no ambiente de trabalho em 87 dBA para 6 horas de jornada
por dia. Na maioria dos casos, os trabalhadores de Call Center usam um headfone
de um ouvido.
Os Call Centers
normalmente são divididos em salas, onde cada uma tem cerca de 20 a 100
trabalhadores aproximadamente. Nestas salas existem as mesas de trabalho, um computador
para cada trabalhador e o supervisor de serviços.
As conversas dos
trabalhadores com os clientes pelo headset e aliada a conversas do supervisor
com os outros trabalhadores na sala, torna o ambiente com ruído de fundo alto
fazendo com que os trabalhadores aumentem a voz e o volume de conversa com o
cliente para conseguir entender e analisar cada situação.
Assim os trabalhadores
acabam ficando com alta carga mental e de concentração, além do aumento da dose
de ruído percebida.
Existem duas normas internacionais
que norteiam como fazer a medição da dose de ruído.
I. Usando microfone em
ouvido real de telefonistas;
II. Usando cabeça
simuladora artificial;
Deve-se tomar cuidado da
existência no mercado brasileiro de empresas e pessoas que fazem as medições da
dose de ruído dos telefonistas, sem satisfazer as normas. Estas empresas usam
uma cabeça de baixo custo que não tem as dimensões padronizadas do ouvido e
simuladoras não padronizadas, e até usam o dosímetro normal que não satisfaz as
normas.
O dosímetro normal tem
faixa dinâmica e tipo de microfone que não satisfaz as normas mencionadas aqui
de medição da dose de ruído para usuários de headset.
Baseado nos trabalhos de
pesquisas e desenvolvimentos feitos na UFSC, em teses concluídas de mestrado e
doutorado além de trabalhos publicados em revistas indexadas e congressos, é
recomendável usar a norma de medição com mini microfone em ouvido real ISSO
11904-1 e evitar usar norma de cabeça ISSO 11904-2.
"Prevencionista, se
você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que
essa sua atitude fez parte da sua história".
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.