COLESTEROL – DDS.

Colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todos os tecidos animais, 70% a 80% do colesterol circulante no sangue é produzido pelo fígado; o restante provém da alimentação.

O colesterol é importante para sobrevivência humana, já que ele entra para formar a membrana das células, entra na fabricação da bílis, na fabricação de hormônios sexuais, da vitamina D. É ele também que estoca a nossa energia, etc. Enfim, sem o colesterol o ser humano não sobreviveria.

Não é o colesterol que nos faz mal, mas sim o seu EXCESSO.

Quando o nível de colesterol dentro do sangue ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura. “E aí o perigo: eles podem, pouco a pouco, “entupir” as artérias, levando a complicações cardiovasculares às vezes fatais”.

Popularmente falando, existem vários tipos de colesterol circulando no sangue:

O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como já vimos, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Daí, o colesterol precisar de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.

O bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo.

O Mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, favorecendo que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura.

Para reduzir os níveis de Colesterol, reduza o consumo dos alimentos com colesterol (os de origem animal) e com gordura saturada.

Mas para aumentar o nível do Bom Colesterol, consuma os óleos de milho, arroz, soja e azeite de oliva. Além de comer corretamente, procure fazer exercícios aeróbicos (andar, correr, pedalar, etc.) todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana, durante 40 a 50 minutos cada vez.

Quanto menor for o nível do colesterol, menor é a chance de doença cardíaca coronariana.

Com que idade uma pessoa deve se preocupar com o colesterol?

As evidências médicas indicam que a acumulação de substâncias gordurosas nas artérias começa desde a infância, embora as conseqüências não sejam evidentes até a idade adulta.

Esta é, pois, uma moléstia silenciosa.

Um estilo de vida saudável a partir da juventude, com dieta e exercícios adequados, pode prevenir doenças cardíacas.



Penso nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

Dicas para entrevista de emprego.

Próatividade - DDS.