Exposição ao amianto.-DDS
Todos os que trabalham na construção civil ou na manutenção ou limpeza de edifícios estão potencialmente em risco de exposição ao amianto.
O que é o amianto?
Amianto é a designação corrente de um grupo de minerais.
As fibras de amianto são muito resistentes ao calor e foram usadas durante muitos anos em:
Materiais de isolamento térmico, em pavimentos e revestimentos;t êxteis, papéis e cartão à prova de fogo; discos das embreagens e calços dos travões; produtos em fibrocimento; materiais de isolamento elétrico; equipamentos de proteção individual.
A utilização do amianto está hoje praticamente proibida no Brasil e na União Européia, mas há ainda muito amianto instalado, o que significa que a exposição ao amianto ainda é possível.
As fibras de amianto podem afetar gravemente a saúde quando inaladas, podendo provocar a amiantose (ou asbestose), o cancro do pulmão ou o mesotelioma.
Não se conhecem níveis seguros de exposição ao amianto.
Quanto mais exposto se estiver, maior é o risco de desenvolver uma doença relacionada com o amianto.
Quanto mais exposto se estiver, maior é o risco de desenvolver uma doença relacionada com o amianto.
O intervalo de tempo entre a exposição ao amianto e os primeiros sintomas de doença pode chegar a 30 anos (período de caracterização da doença). São hoje visíveis os efeitos da exposição ocorrida no passado.
Por exemplo:
Na Grã-Bretanha, morrem por ano cerca de 3 mil pessoas vítimas de doenças causadas por exposição ao amianto, destas 3 mil pessoas, 25% trabalharam nos sectores da construção civil ou da manutenção de edifícios.
Informação fundamental:
Se trabalhar nos sectores da construção civil ou da manutenção ou limpeza de edifícios, pode estar em risco de exposição ao amianto.
Os locais onde habitualmente se encontra amianto são, normalmente:
Os locais onde habitualmente se encontra amianto são, normalmente:
Revestimentos e tintas texturados; pavimentos de linóleo; caldeiras com isolamento térmico; isolamento na estrutura metálica dos edifícios; ; tetos (corta-fogos nos vãos dos tetos); placas dos tetos; portas; isolamento térmico dos tubos, telhados; fachadas dos edifícios, incluindo caleiras, sofitos e revestimentos; rebordos e anilhas, que também podem ser forradas ou seladas com amianto; molduras das janelas, , etc.
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.