Falsa notícia envenena jornal on-line. Utilidade pública.

Além de multa simbólica, a Justiça determinou que os proprietários do Joaçaba News colocassem à disposição da ABPM espaços para veiculação de matérias jornalísticas de interesse da preservação.

Quem não se lembra da notícia veiculada em fevereiro de 2008 pelo jornal eletrônico Joaçaba News sob o título “Churrasco envenenado mata jovens no Planalto Norte”? Era notícia falsa, mentirosa e acabou por vitimar o próprio periódico eletrônico.

Os fatos foram apurados com todo o apoio da ABPM e associados, comprovando que a madeira preservada nada tinha a ver com o suposto envenenamento.

 Afinal, madeira tratada tem normas de uso e elas são amplamente divulgadas pela própria Associação na imprensa especializada e esclarecendo dúvidas encaminhadas por usuários pelo e-mail info@abpm.com.br. Utilizá-la como lenha para churrasco seria um contra-sensor.

Sentença proferida pela Justiça de Joaçaba/SC no último dia 9 de novembro deu ganho de causa à ABPM, segundo informação apresentada pelo advogado que representou e entidade no processo, Fernando Gheller Morschbacher.

Além de multa simbólica, a Justiça determinou que os proprietários do Joaçaba News colocassem à disposição da ABPM espaços para veiculação de matérias jornalísticas de interesse da preservação.

A sentença estabeleceu a publicação do título “Retratação” na página inicial do jornal, como chamada para nota de esclarecimento com o seguinte teor: “A Diretoria do site Joaçaba News, em decorrência de ação judicial, movida por Associação Brasileira dos Preservadores de Madeira - ABPM, vem, perante todos seus leitores, se retratar, pela notícia veiculada em fevereiro de 2008, até a data de 09/11/2009, intitulada "Churrasco Envenenado Mata Jovens No Planalto Norte", pois tal notícia não é verídica, de forma que só nos resta desculpar-nos com todos àqueles que trabalham na área de madeira preservada. Pedimos sinceras desculpas por todos os transtornos causados àqueles atingidos pela leviandade dos termos que foram lá postos.


Por último, em decorrência do acordo firmado em audiência, realizado no Juizado Especial Cível da Comarca de Joaçaba, estamos abrindo um espaço novo para veiculação de notícias vindas da ABPM - Associação Brasileira de Preservadores de Madeira, a título gratuito, de caráter mensal e informativo, dirigido à sociedade em geral.


Assim sendo, mais uma vez reiteramos nossos sinceros pedidos de desculpas. “A Diretoria do site Joaçaba News”.

Para ler a notícia “Retratação” acesse:
http://www.joacabanews.com.br/.


Para conferir o trâmite judicial na íntegra acesse:

http://joacaba.tj.sc.gov.br/cpopg/pcpoSelecaoPGsp e informe o número do processo: 037090036995.

A verdade veio à tona. A ABPM compartilha esta vitória com todos os associados e parceiros empenhados em prol da ética e da responsabilidade.



Fonte: Portal MS

Cadastrada em: 5/5/2010


Rafael Ferreira

Marketing & Comunicação

Montana Química S.A.

Tel.: (11) 3201-0200

Visite nosso site: http://www.montana.com.br/



Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.