DIFÍCIL DECISÃO
É frequente que ex-alunos do curso de técnico de segurança do trabalho me façam questionamentos de como devem proceder em situações onde estão cientes de que a empresa agiu de forma errada, porém estão sendo solicitados a defenderem a empresa. Caso defendam a empresa, há um problema ético envolvido, porém se não o fizerem, podem ter até o emprego comprometido.
O que fazer?
Antes de tudo, acho que é bom ficar claro, o que qualquer empresa (tanto as empresas boas, quanto as péssimas) espera na contratação de um técnico em segurança do trabalho em relação a problemas relacionados a acidentes. A empresa espera que não ocorram mais acidentes e que caso aconteçam tenha como se defender.
Então, digamos que temos uma perícia marcada, relacionada a um acidente onde o colaborador queimou as mãos ao tentar apagar o fogo iniciado por um curto circuito em determinado equipamento e que o problema ocorreu por falta de manutenção e o extintor do setor estava descarregado.
Ou seja, pense em uma situação onde não há dúvida sobre responsabilidade da empresa.
O que devemos ter em mente que acidentes podem ser previstos, mas infelizmente acontecem. E apesar de sabermos que a empresa é responsável pela situação, nossa função e apresentar todos os pontos positivos realizados pela empresa.
Em relação ao nosso exemplo, podemos demonstrar as inspeções dos extintores indicando que foi uma falha pontual, o registro do treinamento de brigada da empresa, a orientação realizada ao colaborador, os simulados realizados periodicamente, etc.
Ao apresentar todos os registros citados, estamos mantendo a ética profissional e ao mesmo tempo defendendo a empresa.
Caso não tenha nada para a defesa ou você não está fazendo o seu serviço ou é melhor procurar uma nova empresa para não ser responsabilizado.
Pense nisso!
Jornal O Segurito.
É verdade a responsabilidade existe e é preciso excercer a profissão para evitar problemas maiores, e se livrar de consequências que poderão vir..;.
ResponderExcluirAbraços