RUÍDO EM CALL CENTERS – DDS.
O setor
de tele serviços tem crescido, em média, 10% ao ano, atualmente as empresas de Call
Center já empregam mais de um milhão de pessoas em todo o país. Cerca de 40%
desses cargos são ocupados por jovens em seu primeiro emprego, na maioria dos
casos de 6 horas por dia,durante a realização de seu estudo nas universidades
ou no segundo grau.
Existe
legislação trabalhista através da portaria 3124/1978 do M. T. E. que limita a
exposição ao ruído no ambiente de trabalho em 87 dBA para 6 horas de jornada
por dia. Na maioria dos casos, os trabalhadores de Call Center usam um headfone
de um ouvido.
Os
Call Centers normalmente são divididos em salas, onde cada uma tem cerca de 20
a 100 trabalhadores aproximadamente. Nestas salas existem as mesas de trabalho,
um computador para cada trabalhador e o supervisor de serviços.
As
conversas dos trabalhadores com os clientes pelo headset e aliada a conversas
do supervisor com os outros trabalhadores na sala, torna o ambiente com ruído
de fundo alto fazendo com que os trabalhadores aumentem a voz e o volume de
conversa com o cliente para conseguir entender e analisar cada situação.
Assim
os trabalhadores acabam ficando com alta carga mental e de concentração, além
do aumento da dose de ruído percebida.
Existem
duas normas internacionais que norteiam como fazer a medição da dose de ruído.
I.
Usando microfone em ouvido real de telefonistas
II.
Usando cabeça simuladora artificial
Deve-se
tomar cuidado da existência no mercado brasileiro de empresas e pessoas que fazem
as medições da dose de ruído dos telefonistas, sem satisfazer as normas. Estas
empresas usam uma cabeça de baixo custo que não tem as dimensões padronizadas
do ouvido e simuladoras não padronizadas, e até usam o dosímetro normal que não
satisfaz as normas.
O dosímetro
normal tem faixa dinâmica e tipo de microfone que não satisfaz as normas mencionadas
aqui de medição da dose de ruído para usuários de headset.
Baseado
nos trabalhos de pesquisas e desenvolvimentos feitos na UFSC, em teses concluídas
de mestrado e doutorado além de trabalhos publicados em revistas indexadas e congressos,
é recomendável usar a norma de medição com mini microfone em ouvido real ISSO 11904-1
e evitar usar norma de cabeça ISSO 11904-2.
Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D.
O ruído no call center é insuportável, já trabalhei em um e sei como é, por isso que o tempo de trabalho é reduzido.
ResponderExcluirJusto o que eu procurava sobre dosimetria. Muito obrigada
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