Desligando o cipeiro.


A pesar dos dois anos de estabilidade dos representantes dos empregados na CIPA (titulares e suplentes), a legislação prevê situações em que a empresa poderá desligá-lo.
 
Dê uma lida no artigo 165 da CLT transcrito abaixo:
 
Art. 165 - Os titulares da representação dos empregados nas CIPA(s) não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.
 
A primeira condição é a mais importante para termos conhecimento, pois é notório que alguns trabalhadores mudam o comportamento após ganharem na CIPA. A CLT estabelece que apesar da estabilidade, o cipeiro é um trabalhador com os mesmo deveres dos demais, ou seja, precisa seguir as normas internas da empresa.  Caso não siga, poderá ser advertido, suspenso e demitido.
 
A diferença é que deveremos ter cuidado redobrado com os registros no caso do cipeiro.
 
O segundo critério indica a incompetência técnica, ou seja, o colaborador é cipeiro, mas profissionalmente é muito fraco e só dá prejuízo, neste caso se for possível comprovar, o trabalhador pode ser demitido.
 
Por último, temos a situação em que a empresa está com sérias dificuldade financeiras e irá realizar vários desligamentos, caso a empresa consiga comprovar a situação poderá realizar o desligamento do cipeiro.
 
Outra situação que não está na CLT é quando a empresa resolve “comprar” a estabilidade do cipeiro. É uma decisão extrema que deve ser muito bem pensada (na verdade, não sou favorável a esta decisão). Já vi muito cipeiro se arrepender e acionar judicialmente a empresa afirmando ter sido enganado a assinar carta abdicando da estabilidade, ainda que homologada no sindicato.
 
O Segurito,
 
"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa atitude faz parte da sua história”.

Comentários

  1. Gosto muito desse Bologger, tenho 21 anos e sou Técnico em Segurança do Trabalho, (Novo na área) e não sabia desse tipo de informação, que se a empresa estiver com dificuldades financeiras e puder provar ela poderá demitir o Cipeiro, e também não sabia que se o colaborador elabora mal o serviço que empresa pode demiti-lo se comprovado.
    Essa informação é verdadeira ? Desculpe a minha pergunta, mas onde está dizendo isso na NR não é nem na CLT. Poderia saber a fonte ?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Art. 165 - Os titulares da representação dos empregados nas CIPA(s) não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.

      Excluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.