NA CALDEIRA – DDS.
Mostram os estudos e a prática que quando necessitamos do calor em vários pontos da empresa, a melhor solução econômica e operacional é aquecer a água transformando-a em vapor e, depois, enviá-la para os vários pontos de consumos. Para essa transformação de água como líquido para vapor, o equipamento a ser usado se chama caldeira.
Reprisemos: Chama-se caldeira o equipamento que ferve a água gerando o vapor num ambiente fechado (com pressão) e, envia esse vapor (temperatura por volta de 150OC) por linhas de tubulações de vapor para os vários pontos de consumo.
A caldeira compõe-se de água que entra num vaso de pressão e o enche até certo nível. Utiliza-se um combustível (gás, lenha e outros) que, com sua queima, libera calor que começa a esquentar a água, transformando-a em vapor e, dessa forma, este, tendendo a expandir, cria pressão dentro do vaso.
A partir de linhas de vapor (tubos de aço, na sua maioria), os vários pontos de uso são alimentados com o calor transportado pelo vapor.
Nesta situação, nos usos gerais da indústria.
O vapor transporta a energia térmica do combustível em forma de calor para vários locais onde o calor é desejado.
Com um litro de água aquecida, se transforma em 600 kilts de vapor que também serve para movimentar eixos.
O Segurito.
"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude faz parte da sua história”.
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.