ALERTA PREVENTIVO – DDS.
O Alerta Preventivo é
ferramenta fundamental na comunicação de prevenção dos acidentes dentro de uma
unidade organizacional.
Trata-se da comunicação imediata de potencial
de riscos observados em um ambiente de trabalho.
Em várias outras empresas, essa ferramenta
possui outros nomes podendo ser chamada de Relatório de Não Conformidade ou
mesmo Comunicação de Riscos.
É uma metodologia pela qual os empregados ao
observarem determinado risco na atividade, levam ao conhecimento da Segurança
do Trabalho para que seja providenciada a eliminação ou neutralização na maior
brevidade possível.
Os gerentes e/ou responsáveis de área
disponibilizam recursos para que sejam dadas condições de solução do problema,
enquanto a Segurança do Trabalho assessora no tratamento da medida.
É importante lembrar que se existem condições
de risco que surgem durante a realização de determinado serviço que está sendo
executado, assim sendo, devemos orientar as pessoas envolvidas que neste
momento, a supervisão deverá ser comunicada do problema para que não venha a
causar acidente.
Não espere o acidente acontecer para que seja
emitido um Alerta Preventivo, seja pró-ativo em suas decisões, e elimine
diretamente as condições inseguras responsáveis por graves acidentes do
trabalho.
Pratique esta ideia!
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