ALERTA PREVENTIVO – DDS.
O Alerta Preventivo é ferramenta fundamental na comunicação de prevenção dos acidentes dentro
de uma unidade organizacional.
Trata-se da comunicação
imediata de potencial de riscos observados em um ambiente de trabalho.
Em várias
outras empresas, essa ferramenta possui outros nomes podendo ser chamada de
Relatório de Não Conformidade ou mesmo Comunicação de Riscos.
É uma
metodologia pela qual os empregados ao observarem determinado risco na
atividade, levam ao conhecimento da Segurança do Trabalho para que seja
providenciada a eliminação ou neutralização na maior brevidade possível.
Os gerentes
e/ou responsáveis de área disponibilizam recursos para que sejam dadas
condições de solução do problema, enquanto a Segurança do Trabalho assessora no
tratamento da medida.
É importante
lembrar que se existem condições de risco que surgem durante a realização de
determinado serviço que está sendo executado, assim sendo, devemos orientar as
pessoas envolvidas que neste momento, a supervisão deverá ser comunicada do
problema para que não venha a causar acidente.
Não espere o
acidente acontecer para que seja emitido um Alerta Preventivo, seja pró-ativo
em suas decisões, e elimine diretamente as condições inseguras responsáveis por
graves acidentes do trabalho.
Pratique esta ideia!
“Prevencionista,
se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá
que essa sua atitude fez parte da sua história”.
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