Começar do zero? Nem tanto.


Um tema recorrente nos artigos e reportagens sobre carreira é o crescente número de profissionais que decidem jogar tudo para o alto e dar uma guinada radical na vida profissional, com exemplos que vão dos mais jovens aos mais consolidados em suas posições.
 
O movimento é corroborado por estatísticas de consultorias e orientadores de carreira. Eles afirmam que o número de profissionais que procuram os seus serviços e acalentam este desejo é cada vez maior.
 
Nos depoimentos que ilustram este tipo de mudança é comum a utilização da expressão “zerei e comecei tudo de novo”. É possível alguém zerar a própria experiência e recomeçar sua carreira do zero? Como? Dois aspectos importantes chamam a atenção nos casos bem-sucedidos e servem de alerta para quem está pensando em realizar uma alteração radical, especialmente aqueles com trajetórias mais longas, para os quais tais mudanças são mais complexas.
 
A primeira é que a mudança é sempre precedida por um cuidadoso planejamento financeiro, que calcula o custo deste movimento. Há sempre um “intervalo”, um espaço de tempo necessário para adquirir novos conhecimentos e experiências, formar novos vínculos e “engatar” no novo mercado. Esta curva de aprendizagem dificilmente leva menos de dois anos, mas pode se estender por muitos mais, dependendo da distância entre o que fazia e o que pretende fazer. Quanto maior o aprendizado envolvido, mais se alonga o ciclo e, consequentemente, o fôlego financeiro para bancar a nova carreira.
 
Examinando os casos mais a fundo, é possível notar que as mudanças extremamente radicais, como a de um executivo que se torna um médico aos 40 anos, são muito raras. O que acontece na maior parte das vezes, e aí entra o segundo aspecto importante a considerar, é que os profissionais, de fato, não zeram, mas identificam e “transpõem” aspectos de sua experiência anterior, aproveitando-os na nova empreitada. Aí, quanto mais competências, conhecimentos e experiências anteriores puderem servir no novo rumo, mais se encurta o tempo, e, consequentemente, os custos da mudança.
 
A rede de relacionamentos e os conhecimentos de propaganda e comunicação foram fundamentais para que a executiva de marketing de uma multinacional se tornasse fotógrafa profissional. Poucos se dão conta do patrimônio pessoal que acumularam durante anos e que pode se tornar proveitoso na hora de uma guinada, tornando-a mais amena e com maiores chances de prosperar.
 
O Estado de São Paulo.
 
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

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