Cartilha e Manual tratam da proteção de empregados nas áreas de limpeza e saúde.

Destaque para as duas publicações da Fundacentro :

1) Cartilha auxilia na prevenção de doenças respiratórias em trabalhadores da limpeza.

A cartilha intitulada: “Você, trabalhador da limpeza! Vamos conversar?”, lançada em 2009 pela Fundacentro, procura mostrar de maneira objetiva e linguagem acessível, dicas para que o trabalhador desse segmento saiba como se prevenir de acidentes e adoecimentos relacionados à exposição às substâncias irritantes e alergênicas presentes no ambiente de limpeza.

Em 20 páginas, a cartilha de autoria dos pesquisadores, Eduardo Algranti, Elayne de Fátima Maçãira e Elisabete Medina Coeli Mendonça, ilustra por meio de desenhos, alguns dos sintomas que podem ocorrer pelo contato com desinfetantes, ceras, removedores, solventes e outros, e dicas que podem ajudar a diminuir a exposição aos produtos e poeiras.

A cartilha faz parte de projeto de mestrado defendido na Faculdade de Saúde Pública pela tecnologista, Elayne Maçãira. Intitulado: "Morbidade respiratória em trabalhadores em limpeza da Região Metropolitana de São Paulo", desenvolvido entre 2002 e 2004, o projeto tratou de estudar as prevalências de sintomas respiratórios, onde se observou que mais da metade dos trabalhadores entrevistados relacionaram o aparecimento de sintomas respiratórios ao trabalho na limpeza. Também foi demonstrado que quanto maior o tempo na atividade, maior o risco de apresentar sintomas indicativos de asma ou rinite.

De acordo com Maçãira, o conhecimento deste padrão poderá auxiliar no conhecimento do mecanismo das doenças respiratórias investigadas. Em outras palavras, epidemiologicamente, hoje já é reconhecido o risco elevado de asma em trabalhadores da limpeza, mas se desconhece quais condições ou agentes estão associados a este risco, podendo ser agentes irritantes, alérgicos, ou ambos.

O projeto atual será desenvolvido na Faculdade de Medicina e parte das despesas do projeto será financiada pela Fapesp. A cartilha está disponível para distribuição na Biblioteca da Fundacentro.

Veja no site:


2) Manual de prevenção contra acidentes de materiais perfurocortantes.

Publicação visa atender demanda dos profissionais da área de saúde de forma a auxiliar na elaboração, implementação e avaliação de um programa preventivo eficaz. A Fundacentro já disponibilizou em seu portal para download o Manual de Implementação - Programa de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes em Serviços de Saúde. Resultado da parceria com a organização Risco Biológico, www.riscobiologico.org a publicação serve de subsídio técnico para que os serviços de saúde atendam as exigências legais relacionadas à saúde do trabalhador, especialmente as definidas pela NR-32, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).Os trabalhadores da área da saúde estão sujeitos a diversos riscos de acidentes, entre eles, os causados por objetos perfurocortantes. Além de ocasionar ferimentos, podem facilitar a transmissão de vírus como hepatite B e C e HIV. A publicação visa ainda auxiliar estes profissionais na elaboração, implementação e avaliação de um programa preventivo eficaz.Ano: 2010 Número de páginas: 161 Editora: Fundacentro Autor (es): Cristiane Rapparini

Veja no site:


Ministério do Trabalho e Emprego / Fundacentro.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.