Despacho MTE s/nº, de 02.02.2010 - D.O.U. Seção 1 de 26.02.2010 - Aprovo a Nota Técnica/SRT/MTE/Nº 11/2010, acerca da contribuição sindical dos profissionais liberais e autônomos.


Foi publicada a Nota Técnica/SRT/MTE/Nº 11/2010 que altera parte da Nota Técnica/SRT/MTE/Nº 201/2009, que disciplina regras relacionadas à contribuição sindical profissional liberal e autônomo. 

Fica estabelecido que o valor da contribuição sindical do profissional liberal deve ser repassado ao sindicato da respectiva profissão, e ser recolhido por meio da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) quando o empregado utilizar a opção de efetuar o pagamento diretamente à entidade sindical profissional.“ Aprovo a NOTA TÉCNICA/SRT/MTE/Nº 11/2010, acerca da contribuição sindical dos profissionais liberais e autônomos.  Carlos Roberto Lupi.
ANEXO: 
1. Sugere a Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, no documento epigrafado, nova redação para o item 2 da Nota Técnica nº 201, de 2009, em face de discussões havidas no "Ciclo de Debates CNPL 2010", em que foram expostas dúvidas em relação à mencionada nota.

2. A solicitação evidenciou a necessidade de esclarecimentos no sentido de que o valor da contribuição sindical do profissional liberal deve ser repassado ao sindicato da respectiva profissão, e ser recolhido por meio da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana - GRCSU quando o empregado utilizar a opção prevista no art. 585 da Consolidação das Leis do Trabalho, de efetuar o pagamento diretamente à entidade sindical profissional.

Brasília, 2 de fevereiro de 2010
Luiz Antonio de Medeiros - Secretário de Relações do Trabalho.

Boletim Nota Dez.

Comentários

Postagens mais visitadas

Dicas para entrevista de emprego.

Analise futurista basilar da profissão de técnico em segurança do trabalho no Brasil.

Simulando um DDS sobre a Importância da prevenção e combate à pedofilia no ambiente Laboral.