LIXADEIRA E ESMERILHADEIRAS - DDS.


Pessoal, saibam que disco de desbaste ou de corte por incrível que pareça é frágil e pode quebrar muito facilmente. Evite batê-los contra o solo ou deixá-los em contato com umidade.

NÃO CORTE COM DISCO DE DESBASTE E NEM DESBASTE COM DISCO DE CORTE.

Quando um disco abrasivo arrebenta, cada um dos pedaços dele sai numa direção diferente com a velocidade de 288 Km/h, cortando o que aparecer na frente.

Este é o motivo pelo qual se deve tomar uma série de cuidados antes e durante a operação de Esmerilhadeiras/ Lixadeiras:

Nunca use discos de corte sem depressão central; discos de corte sem depressão central somente podem ser usados em máquinas do tipo "policorte".

Use as ferramentas apropriadas para colocar ou remover os discos abrasivos; algumas Esmerilhadeiras são enviadas para a área com um par de ferramentas, uma das quais conhecidas como "forqueta" e uma chave de boca, a chave de boca fixa o eixo da Esmerilhadeiras, enquanto que a forqueta se encaixa nos furos do flange de fixação para apertar ou desapertar.
 
Não há necessidade de apertar com muita força, pois o próprio sentido de rotação do disco dará o aperto final adequado.

Não utilize esmerilhadeiras que estejam com plugue de tomada elétrica danificado. 

Após o término do serviço, deixe a esmerilhadeiras funcionando com a face de operação virada para o solo sem encostar-se a ele por aproximadamente 30 segundos,  porquê mesmo com o motor desligado, o disco continua girando por algum tempo.

Evite contatos violentos com o piso, pois isto poderá trincar o disco.

Utilize os EPI's adequados: 

óculos de segurança sob o protetor facial, blusão de raspa, luva de raspa, botina de segurança, respirador contra pó e protetor auricular tipo plug.

Não permita que uma pessoa utilize uma Esmerilhadeiras sem um treinamento prévio.

JAMAIS RETIRE A CAPA DE AÇO DE PROTEÇÃO DA ESMERILHADEIRA, POIS A SUA FUNÇÃO É EVITAR QUE UM PEDAÇO DE DISCO QUE SE ROMPA, VENHA ATINGIR O OPERADOR OU PESSOAS EM SUA VOLTA.

Comentários

  1. Esse blog é 10, é o que conheço na web.

    Parabéns pela iniciativa e por favor não pare nunca de postar mensagens, continue informando a todos aqueles que necessitam das orientações postadas aqui.

    JJR/TST/PA.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu trabalho todo dia com esmerilhadeiras, me3u chefe comprou la na RR Maquinas e tenho mto cuidado.. eh perigoso!

    ResponderExcluir
  3. Parabeniza pela explicação. Muito útil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS