DINÂMICA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL – DDS.
A espinha dorsal da Segurança do Trabalho é, e sempre será a prevenção dos acidentes.
Quando surgiu a Segurança do Trabalho no Brasil, toda a prevenção que se pretendia realizar era baseada nos exemplos dos infortúnios já ocorridos, ou seja, o acidente ocorria e só depois do acontecido, é que as pessoas se preocupavam em tentar corrigir o incorrigível para aquela situação, pois, já tinha mutilado ou matado o trabalhador.
Os empresários de modo geral, por não possuírem conhecimento técnico e até mesmo dos prejuízos do acidente para o empregado e principalmente para a sua empresa, negligenciavam em muito a prevenção.
Dessa forma, inconscientemente ou não, falhavam sempre na procura de uma solução a fim de corrigir os efeitos trágicos de um acidente.
Assim, centenas de vidas foram ceifadas do nosso convívio, e milhares de outros trabalhadores ainda se encontram inválidos para o trabalho.
Hoje é diferente, graças aos Técnicos, Engenheiros e Médicos, a segurança do trabalho que se procura praticar nas empresas, é baseada em estudos técnicos e científicos que procura identificar as não conformidades antecipadamente na fonte, elaborando e aplicando medidas para que não venha ocorrer o acidente.
Para prevenir os acidentes, é necessário que ferramentas eficientes de conscientização sejam utilizadas e treinamento adequado para os colaboradores e principalmente a pro atividade profissional.
Mas, posso dizer com segurança que o planejamento continua sendo a pedra fundamental na prevenção.
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.