MANEIRA CORRETA DE TRABALHAR SENTADO – DDS.
O peso corporal na posição sentada é sustentado principalmente por dois ossos da bacia: as tuberosidades isquiáticas. Estas se acham separadas do assento apenas por uma fina camada muscular e uma pele grossa.
Comprovou-se que os estofamentos devem se situar numa situação intermediária, nem muito macios nem muito duros. Portanto um estofamento pouco espesso, colocado sobre uma base rígida, que não afunde com o peso do corpo, ajuda a distribuir a pressão diminuindo o desconforto e a fadiga.
O material usado para revestir o assento deve ser antiderrapante e capaz de dissipar o calor e umidade, não sendo recomendável plástico impermeável.
A posição correta no trabalho é fundamental para evitarem-se as dores na coluna e cansaço. Em comparação ao trabalho em pé, a atividade sentada alivia as pernas e os órgãos circulatórios. Entretanto, a pressão nas costas aumenta devido ao deslocamento do centro de gravidade.
Se você fica sentado sem qualquer suporte para as costas, a pressão sobre a parte inferior da coluna aumentará cerca de 50% em relação à exercida durante sua postura em pé. Da mesma forma, uma posição de trabalho sentada, com pouco suporte para os pés, aumentará a carga sobre a sua costa. Em vista disso, é importante ajustar a altura do assento de forma que os pés possam descansar sobre a superfície de apoio e o ângulo de flexão dos joelhos fique em torno de 90 graus.
O encosto da cadeira também deve ser ajustado em altura e profundidade, pois ele fornece apoio para a parte inferior das costas.
A mesa de trabalho deve ficar a uma altura que permita ao cotovelo manter um ângulo ao redor de 90 graus. Quando não é possível ajustar a altura da mesa, um apoio para os pés pode ser necessário.
É importante mudar de posição quando trabalhamos sentados e ficamos de pé de vez em quando. Às vezes é útil aliviar os ombros e o pescoço empregando um apoio para os braços.
Sentado, ora mantenha a posição ereta, ora recoste-as, mas observe o apoio lombar na sua cadeira, é bom nos levantar-mos para apanhar algum objeto para o trabalho ao invés de nos torcermos para fazer isso na cadeira.
NO PROJETO DE UM ASSENTO DEVE SE CONSIDERAR:
Não existe um assento ideal para todas as ocasiões, mas aquele mais adequado para cada tarefa;
As dimensões do assento devem ser adequadas às dimensões físicas do usuário. A largura deve se adequar a largura do tórax e o comprimento deve ser tal que fique pelo menos cerca de 2 cm’s afastado da coxa;
Deve permitir variações de postura;
Os assentos de formas anatômicas em que as nádegas se encostam a eles, permitindo poucos movimentos, não são recomendados.
Apostila de Ergonomia - Dr. Roberto Luiz (ETFRN)
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.