Operação de guindaste móvel – DDS.
A grande maioria
dos acidentes envolvendo os guindastes atinge trabalhadores embaixo ou próximos
a cargas suspensas, quando as mesmas caem devido à amarração, ganchos e
estropos inseguros.
Os cabos e os
prendedores devem ser examinados diariamente e inspecionados completamente pelo
menos uma vez por semana e mais frequentemente ao aproximar de sua vida útil.
O número de arames
quebrados, a quantidade de desgaste dos arames externos e a evidência de
corrosão são os indicadores.
Se um cabo de 6
por 19 ou de 6 por 25 tiver seis arames partidos numa perna, esta seção de cabo
estará seriamente comprometida.
Os ganchos
deterioram devido à fadiga e à má prática de içar a carga em um ponto, o que
faz com que o gancho se abra.
Se você encontrar
um gancho nestas condições, substitua-o.
Um gancho
giratório minimiza o esforço o desgaste provocado pelo giro da carga durante um
içamento. Um gancho de segurança possui um trinco que impede o estropo de sair.
A operação de um
sistema de guindar em terreno macio ou inclinado é perigosa.
O guindaste deve
estar sempre nivelado antes de ser colocado em operação.
As sapatas de
apoio dão uma estabilidade confiável somente quando usadas em terreno firme.
A sobrecarga é uma
causa frequente de acidentes sérios, como o tombamento, colapso da lança e
falha de cabos.
Todos os
fabricantes estabelecem os limites de carga de segurança para diferentes
ângulos de inclinação da lança.
Os limites
especificados na tabela de carga nunca devem ser excedidos, além das instruções
de operações devem ser seguidas.
Antes de sair do
guindaste, por qualquer razão, aplique os freios, calce as rodas, trave a lança
e coloque alavancas e controle em neutro.
Observe antes de
iniciar os trabalhos as condições do terreno, inclinações e posicionamento do
guindaste em relação à fiação aérea.
É importante nunca
se esquecer de escrever a sistemática que vai ser adotada nas atividades de
movimentação de carga, destacando principalmente o aspecto de segurança nos
dispositivos utilizados e estabelecer rotinas para elaboração dos planos de “rigging”
dos principais equipamentos.
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e
compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua
história”.
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.