Arrumação, limpeza e ordenação são bons hábitos – DDS.

Objetivo: Ressaltar a importância de manter o local de trabalho limpo e organizado.
  
Todo local de trabalho e toda casa precisam, de tempos em tempos, passar por uma faxina geral.
 
Quando se trata de trabalhar com segurança, o que vale é fazer uma rotina da arrumação e da limpeza.
 
Todo mundo aqui na empresa já deve ter ouvido falar dos 5S e seu significado: senso de arrumação, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de asseio e senso de disciplina. Significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem papel, sem óleo derramado, graxas nas paredes, e assim por diante.
 
Resumindo: se depois de cada tarefa, recolhermos e limparmos tudo, teremos cumprido nossa meta de forma segura.
 
Mas o que é afinal: “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e disciplina?
 
Vamos à prática: Empilhar o material corretamente, guardar as máquinas de pequeno porte no seu devido lugar, colocar chaves e ferramentas limpas e acomodadas no lugar certo.
 
Cada um deve fazer a sua parte, a saber: Manter pisos, corredores e áreas de trabalho livres de itens desnecessários, delimitar os locais com faixas e cones;
 
Confinar resíduos em locais apropriados;
 
Guardar todos os equipamentos de proteção individual em locais adequados.
 
Que bagunça!
 
O bom resultado da arrumação e da limpeza vem de um esforço diário. Se cada empregado arrumar pelo menos suas coisas todos os dias, o resultado será surpreendente. A hora de fazer a limpeza é toda hora.
 
Sem essa de achar que limpeza não faz parte de sua responsabilidade, se uma tarefa provoca muita desordem, procure ir organizando as coisas ao mesmo tempo em que a realiza.
 
Por exemplo: o lixo gerado nas atividades deve ser recolhido e disposto adequadamente e de forma seletiva. Essa é uma medida importante para a segurança e para o meio ambiente.
 
Se houver vazamento de óleo no chão, cubra-o com material absorvente e disponha o resíduo adequadamente. Esses são apenas exemplos de atitudes fáceis que podemos tomar para “fazer a nossa parte”.
 
Arrumação, limpeza e ordenação são bons hábitos.
 
Devemos sempre ressaltar a importância de manter o local de trabalho limpo e organizado.
 
Bom dia a todos!
 
Colaboração do Téc.Seg Trabalho Manoel A. Da Luz.
 
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