Arrumação, limpeza e ordenação são bons hábitos – DDS.
Objetivo: Ressaltar
a importância de manter o local de trabalho limpo e organizado.
Todo
local de trabalho e toda casa precisam, de tempos em tempos, passar por uma
faxina geral.
Quando
se trata de trabalhar com segurança, o que vale é fazer uma rotina da arrumação
e da limpeza.
Todo
mundo aqui na empresa já deve ter ouvido falar dos 5S e seu significado: senso
de arrumação, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de asseio e senso de
disciplina. Significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem
papel, sem óleo derramado, graxas nas paredes, e assim por diante.
Resumindo: se depois de cada tarefa, recolhermos e limparmos
tudo, teremos cumprido nossa meta de forma segura.
Mas
o que é afinal: “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e disciplina?
Vamos à prática: Empilhar
o material corretamente, guardar as máquinas de pequeno porte no seu devido
lugar, colocar chaves e ferramentas limpas e acomodadas no lugar certo.
Cada um deve fazer a sua parte, a saber: Manter
pisos, corredores e áreas de trabalho livres de itens desnecessários, delimitar
os locais com faixas e cones;
Confinar
resíduos em locais apropriados;
Guardar
todos os equipamentos de proteção individual em locais adequados.
Que bagunça!
O
bom resultado da arrumação e da limpeza vem de um esforço diário. Se cada
empregado arrumar pelo menos suas coisas todos os dias, o resultado será
surpreendente. A hora de fazer a limpeza é toda hora.
Sem essa de achar que limpeza não faz parte de sua
responsabilidade, se uma tarefa provoca muita desordem,
procure ir organizando as coisas ao mesmo tempo em que a realiza.
Por exemplo: o lixo gerado nas atividades deve ser recolhido e
disposto adequadamente e de forma seletiva. Essa é uma medida importante para a
segurança e para o meio ambiente.
Se
houver vazamento de óleo no chão, cubra-o com material absorvente e disponha o
resíduo adequadamente. Esses são apenas exemplos de atitudes fáceis que podemos
tomar para “fazer a nossa parte”.
Arrumação,
limpeza e ordenação são bons hábitos.
Devemos
sempre ressaltar a importância de manter o local de trabalho limpo e organizado.
Bom
dia a todos!
Colaboração
do Téc.Seg Trabalho Manoel A. Da Luz.
Envie
a sua colaboração também.
"Prevencionista,
se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa
atitude faz parte da sua história”.
muito bom, o tema
ResponderExcluirNão
ExcluirGostei muito.
ResponderExcluir