Acidentes de trabalho vitimam 700 mil brasileiros anualmente.

Dados da Organização Internacional do Trabalho mostram que, a cada 15 segundos, uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho ou doença relacionada a ele. São 2,34 milhões de mortes anuais. No Brasil, dados do governo revelam mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, causando morte ou invalidez permanente.
 
Em entrevista ao programa Com a Palavra, da Rádio Câmara, a engenheira de segurança do trabalho da Câmara dos Deputados, Karluce Santos Rezende, ressaltou a importância da prevenção. Segundo ela, no serviço público, as quedas e as lesões por esforço repetitivo são as maiores ocorrências, mas os trabalhadores terceirizados ainda são as maiores vítimas.
 
"O que nós temos visualizado ao longo desses anos?
 
Os trabalhadores terceirizados, eles são as maiores vítimas, devido à atividade deles mesmo. Eles trabalham muito e muitos deles são voltados para a área da manutenção. Manutenção na construção civil, manutenção na parte de elétrica, hidráulica, manutenção das máquinas. No caso dos servidores públicos, a maioria dos acidentes acontece por queda em nível e a questão das doenças ligadas a atividades motoras."

Karluce Rezende diz que a Câmara está incluindo nos contratos de terceirização a exigência de equipamentos de proteção individual e treinamento da mão de obra. Ela indicou as atividades laborais, como o alongamento, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões e doenças ocupacionais.

"Nós temos a atividade laboral, que é importante para quem trabalha sentado em frente ao computador. Não basta ter o computador na altura correta, o mouse na posição correta. A sua mão fica certíssima. Não basta ter essa questão estática. A questão dinâmica é muito importante também. Eles têm que trabalhar tanto tempo e parar tanto tempo para fazer um alongamento, fazer um relaxamento. Então, é importante essa liberdade de movimentação."

Em comemoração à Semana do Servidor Público, a Câmara dos Deputados acaba de realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, orientando servidores e funcionários sobre assuntos pertinentes à segurança, saúde e qualidade de vida. Encerrado na quinta-feira (31), o evento contou com palestras, treinamentos, avaliações médicas e atividades lúdicas para conscientizar os trabalhadores.

Rádio Câmara de Brasília.
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.
 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.