eSocial: Escrituração Digital dos Direitos Sociais.

A Receita Federal criou uma nova obrigação que impactará nos procedimentos de todas as empresas do Brasil.
 
Todos os empregadores, sem exceção, estão obrigados, a partir de 01/2014 a enviar dados de seus empregados – incluindo os dados de Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional. Isso já é realidade porque no dia 18-07-2013 a Receita Federal publicou o ADE 05 (Ato Declaratório Executivo) exigindo que os Riscos e ASOS sejam enviados "tempestivamente" para a Receita, ou seja, no momento em que ocorrem.
 
Citamos Riscos e ASOS, mas no total são 43 arquivos que as empresas enviarão e os arquivos ligados diretamente às áreas de Segurança e Medicina são:
 
S-2280 - Atestado de Saúde Ocupacional (página 116 do ADE 05).
 
S-2360 - Condições Diferenciadas de Trabalho Início (página 130).
 
S-2365 - Condições Diferenciadas de Trabalho Término (página 132).
 
Na primeira fase serão exigidas as informações atuais dos empregados e os últimos exames complementares e ASOS realizados e os riscos do ultimo PPRA.
 
Conforme informações da Receita haverá outras fases nas quais se exigirá a transmissão de informações históricas dos Ativos e depois de todos os Demitidos que passaram pelo CNPJ.
 
Para atender essa obrigação grandes mudanças ocorrerão nas empresas. Haverá mudança cultural, de processos de trabalho e de sistemas.
 
A Receita informa que não criará Leis, mas fará cumprir as Leis existentes literalmente.
 
A Receita dá os seguintes exemplos sobre admissão e férias:
 
A Lei diz que o empregado deve ser registrado antes de iniciar suas atividades e por isso o arquivo de admissão deverá ser transmitido até às 24 hs do dia anterior à admissão.
 
O ASO admissional deverá ser transmitido para a Receita também antes do inicio ao trabalho.
 
As férias devem ser comunicadas aos empregados com, no mínimo, 30 dias de antecedência por isso o arquivo de Aviso de Férias deverá ser transmitido com essa antecedência comunicando a data programada de férias de cada empregado.
 
Veja o  link da receita:
 
 
Para baixar os 43 arquivos, clique aqui:
 




Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”



 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Estrados e paletes - DDS.