SINDICATOS.

Muitos reclamam da ineficiência dos  sindicatos. Mas você sabe qual a função destas instituições?
Pois bem, os sindicatos devem defender  os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, ou seja, tem o objetivo de igualar as forças entre os trabalhadores e os empregadores.
Ok professor, mas, na prática, como eles fazem isso?
A forma mais prática e conhecida é por meio de negociações coletivas de trabalho, nas quais, vários sindicatos, dependendo da sua representatividade, conseguem benefícios superiores aos atribuídos legalmente às demais  categorias.
Também realizam eventos, treinamentos, representam a categoria perante as autoridades administrativas e judiciárias.
É comum haver muitas queixas sobre atuação dos sindicatos, mas as mesmas vozes que reclamam não contribuem e nem participam direta ou indiretamente de forma a somar forças.
Como consequência, acaba-se caindo em  um círculo vicioso, em que os sindicatos não têm força política, por falta de  recursos, e os trabalhadores acabam não contribuindo para o sindicato que representa a sua categoria, pois o sindicato não tem força.
Minha sugestão, pelo menos contribua e  caso acredite que a gestão não foi boa, faça campanha para eleger outro  representante, pois abandonar o sindicato será a pior decisão para a sua categoria.
 
O Segurito.
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

  1. Ok, tudo certo, mais por quê o Téc. Segurança não tem um piso salarial digno, pois trabalhamos com prevenção de vidas e a responsabilidade é grande.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.